Afluência aos postos de informação turística e equipamentos culturais em Guimarães, no ano de 2018, registou um aumento considerável. Taxa média de ocupação na hotelaria também subiu.
Guimarães afirma-se pela capacidade de atração turística perante uma evolução ao longo dos últimos anos, destacando-se o aumento da atração de turistas em 2018 tendo por base o registo de visitantes aos pontos de informação turística, número de visitas a equipamentos culturais e ainda os números fornecidos pelas principais unidades de alojamento do concelho, registando-se uma taxa média de ocupação na hotelaria de 63,6 %, conferindo uma subida em comparação com os 59,2 % registados em 2017.
“O posicionamento de Guimarães em relação ao mercado externo está a crescer de ano para ano, fruto de uma estratégia de promoção do nosso território assente no património edificado, na programação cultural e não só. Guimarães tem muito para oferecer a quem nos visita e esse é um trabalho que está a ser feito de forma gradual, em articulação com os agentes turísticos e empresários, assim como as associações do setor”, salienta a Vereadora do Turismo do Município de Guimarães.
Sofia Ferreira mostra-se “muito satisfeita” pelos números apresentados no relatório que traduz os dados estatísticos em relação à atração de visitantes no ano de 2018. “É muito interessante verificar que na taxa média de ocupação de quartos nos nossos hotéis atingimos uma percentagem muito próxima do ano 2012, sendo que esse foi um ano extraordinário, quase incomparável, fruto dos eventos na Capital Europeia da Cultura”, salientou ainda a responsável pelo pelouro do Turismo na Câmara de Guimarães.
O número de visitantes que, em 2018, passou pelos postos de informação turística foi de 80393, sendo mais de cinco mil em comparação com o ano anterior. A evolução é de tal forma visível ao comparar com o ano de 2013, onde se verifica um crescendo de quase 34 mil visitantes. Numa análise aos valores totais de turistas por países de origem, Espanha, com 47% dos visitantes, mantém a posição de principal mercado emissor. Seguem-se a França com 13% dos visitantes e Portugal com 9% do total. O Brasil é o quarto país entre os visitantes que chegam à Cidade-Berço, com 7%, registando a segunda maior subida do número total de visitantes relativamente ao ano anterior.
Nesta vertente de turismo é possível destacar ainda o impacto pela procura dos equipamentos culturais, conferindo um aumento de 3,8% do número de visitantes aos museus e outros equipamentos culturais, como a Plataforma das Artes e Casa da Memória. No ano passado o número de visitantes aos equipamentos culturais foi de 523 852.
Assim, através da análise de diversos indicadores disponíveis, como a afluência aos postos de informação turística e equipamentos culturais, constata-se que Guimarães tem aumentado a sua notoriedade e capacidade de atrair visitantes. Espanha, França e Portugal ocupam, os primeiros lugares no ranking de nacionalidades que integram os registos de visitantes.
O período entre abril e outubro, com especial incidência no mês de agosto, é quando Guimarães regista o maior número de visitantes. Estes sete meses representaram, no ano de 2018, 79% do total de visitantes aos postos de informação turística. Julho, agosto e setembro, meses de verão registam 48% do total de visitantes. Na semana Santa e fim-de-semana de Páscoa registou-se, igualmente, um pico significativo de turistas provenientes, essencialmente, do mercado espanhol.