Medida pode abranger também parques infantis e equipamentos desportivos

Proibir o consumo de tabaco em todos os espaços públicos, nomeadamente praias, parques infantis e equipamentos desportivos, é uma das medidas que a União Europeia quer ver implementadas nos estados-membros.

O anúncio foi feito pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, que pretende reduzir o consumo de tabaco, que anualmente mata 6 milhões de pessoas em todo o Mundo. O comissário deixou ainda claro que é necessário fixar uma idade mínima para se fumar e aumentar a consciencialização nas escolas. VIDEOVai ser proibido fumar na praia Medida pode abranger também parques infantis e equipamentos desportivos. “Precisamos de mais medidas e a aplicação das leis existentes para uma mudança real no terreno”, disse Andriukaitis na abertura da VII Conferência Tabaco e Saúde, organizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro, no Porto.

O responsável alertou também para o cuidado que se deve ter quanto ao mercado dos cigarros eletrónicos, que não podem ser vistos como uma porta de entrada de novos fumadores. “Estes cigarros são vistos como uma alternativa para deixar de fumar. Se o são, devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias”, frisou. 

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/europa-contra-tabaco-na-praia?ref=HP_Destaque&fbclid=IwAR0ZPZzcff-V4k2U2Vjds5dLVBiaDUgPFHErTyd4wHQn2Y1jQGbs93l8GA4