A grande final do Jogo do Eco-Consumidor realizou-se esta Quarta-feira, em plena Praça Municipal, em Braga. Disputada por nove equipas de cinco estabelecimentos de ensino do Concelho, a iniciativa tem o condão de sensibilizar e formar jovens mais responsáveis e atentos para o futuro.
Os alunos da EB 2,3 de Nogueira foram os vencedores, numa prova que contou com ainda com os alunos das escolas Frei Caetano Brandão, Palmeira, Lamaçães e Celeirós.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios. “Seguramente que no futuro teremos consumidores mais responsáveis. Mesmo a brincar é possível aprender coisas importantes e que devem ser transmitidas para os pais, familiares e amigos”, referiu o Autarca.
Já Altino Bessa, vereador do Município de Braga, lembrou que este Jogo “tem um objectivo muito claro de sensibilizar os alunos para aquilo que deve ser o consumidor responsável em várias áreas como a alimentação, saúde, entre outras.Queremos formar melhores cidadãos, que estejam preocupados com as questões ambientais e com as preocupações de consumo”, apontou.
O Jogo do Eco-Consumidor foi concebido pelo CIAC – Centro de Informação Autárquico do Consumidor do Município de Braga e pelo CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo e destina-se a ser jogado, entre outros públicos, por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Pode ser jogado por duas até cinco equipas, no máximo, sendo cada equipa formada por seis elementos, sendo distribuídos por cinco categorias (Alimentação, Consumo, Ecologia, Poupança e Saúde) e uma sexta, que é o “Guardião” das bandeiras. O objectivo do Jogo é ir respondendo a questões pré-elaboradas que os monitores forem apresentando sobre as diversas categorias e ir avançando nos respectivos corredores até conseguir obter a respectiva bandeira da categoria (uma bandeira por cada categoria), saindo vencedora a equipa que obtenha as cinco bandeiras em primeiro lugar.
Durante o ano lectivo esta iniciativa envolveu alguns estabelecimentos de ensino do Concelho de Braga, traduzindo-se num Torneio que comportou uma etapa ao nível de cada Escola, destinada a apurar as equipas (uma equipa do 2.º ciclo e uma equipa do 3.º ciclo) que representaram as escolas envolvidas nesta grande final.
Fernando Viana, director do CIAB, explicou que “este Jogo visa celebrar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidores e no próximo ano lectivo procuraremos envolver mais estabelecimentos de ensino”, concluiu.