A maior mostra nacional relacionada com o futuro das cidades decorreu entre os dias 21 e 23 de maio no Pavilhão da FIL, em Lisboa.
O Município de Guimarães marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019 e promoveu no seu espaço de exposição três ‘smart talks’ com apresentações de Ricardo Vitorino, vice-presidente do Grupo CIM ETSI, João Faria, CGO da Smartlamppost, e o Vereador Ricardo Costa que abordou o tema do efeito disruptivo do I9G.
O Município de Guimarães pretende posicionar-se como Cidade Inteligente e levou a este evento iniciativas que se enquadram na definição de Smart Cities, em parceria com diversas entidades locais, como sejam o ‘Guimarães Marca’, a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), Universidade do Minho, Vitrus, Vimágua, Gymagym, entre outros. O conceito de “Smart Cities” abrange mais do que a mobilidade, as plataformas digitais ou a sustentabilidade, é a incorporação de todas estas áreas a fim de melhorar a vida dos cidadãos. Por isso o Portugal Smart Cities Summit é definido como o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades