Desafios do futuro em destaque no 30.º aniversário do CIAC de Guimarães

Encontro Nacional de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor decorre em Guimarães. Esta quinta-feira destacam-se as participações do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor e do Presidente da Câmara de Guimarães.

A consolidação da Rede de CIAC – Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor – e o seu alargamento, assim como os desafios e riscos do comércio eletrónico são alguns dos temas debatidos no Encontro Nacional de CIAC, que iniciou esta quarta-feira no Centro Cultural de Vila Flor, no âmbito do 30.º aniversário do CIAC de Guimarães.

O Vereador da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, realçou na sessão de abertura os “desafios do futuro” assente na necessidade de criar “mecanismos ágeis e rápidos para responder às necessidades do consumidor”. Ricardo Costa apontou o exemplo do e-commerce através do qual “o cidadão compra o que pretende a partir de casa”, mencionando a necessidade das empresas se prepararem para responderem ao desejo do consumidor. Por outro lado, “terá de existir um desafio de confiança e a esse nível o CIAC tem um papel fundamental no apoio ao consumidor”, salientou.

Em representação da Direção Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca destacou o “grande esforço para tornar a rede de CIAC’s mais forte”, aludindo à existência de 90 Centros no país e o apelo às autarquias que ainda não têm Centros de Informação ao Consumidor.

A cerimónia evocativa dos 30 anos do CIAC de Guimarães realiza-se esta quinta-feira, 27 de junho, pelas 11h30, no Centro Cultural Vila Flor e contará com a presença do Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, João Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e da Diretora da Direção Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca.