GEMCAT distingue empresas da região transfronteiriça com melhores práticas de conciliação profissional e pessoal e igualdade de oportunidades

Foram conhecidos os vencedores da 1ª edição do concurso público transfronteiriço de prémios para o reconhecimento de empresas com um histórico notável na implementação de políticas de conciliação e igualdade, enquadrado no projecto GEMCAT – Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço co-financiado pelo programa INTERREG V – Espanha-Portugal (POCTEP).

Um dos principais objectivos desta convocatória pública é tornar visíveis as empresas que, através das suas políticas e sistemas de gestão, desenvolvem actividades responsáveis em matéria de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e igualdade de oportunidades, evidenciando assim o seu empenho activo na sociedade.
Nesta 1ª edição foram recepcionadas 32 candidaturas da região transfronteiriça (Galiza, Castela e Leão, Extremadura e Norte de Portugal), tendo sido distinguidas 8 empresas, duas de cada região ou Comunidade Autónoma que compõe o projecto GEMCAT, uma por cada modalidade de reconhecimento. As empresas vencedoras desta 1ª edição são:

Reconhecimento de Conciliação Vida Profissional e Pessoal
• Melhor iniciativa na Região Norte de Portugal – BMVIV, SA (Viana do Castelo)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Galiza – Tecalis Innovación SL (Coruña)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Extremadura – Lider Aliment SA (Badajoz)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma de Castela e Leão – Plus Contacto Servicios Integrales, S.L. (León)


Reconhecimento de Igualdade de Oportunidades
• Melhor iniciativa na Região Norte de Portugal – Flexicel Portugal Lda (Braga)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Galiza – Applus+ (Coruña)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Extremadura – Lider Aliment SA (Badajoz)
• Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma de Castela e Leão – GRUPO ASPASIA IBECON S.L. (Valladolid)


Através da cerimónia de entrega dos prémios transfronteiriços, que decorreu na Universidade do Porto e esteve integrada no Fórum de Diálogo Social Indústria 4.0, promoveram-se experiências com o objectivo de continuar a construir um quadro de cooperação internacional que aporte resultados concretos e melhorias tangíveis no mercado de trabalho transfronteiriço de Espanha (Galiza, Castela e Leão e Extremadura) e Norte de Portugal.


Abertas candidaturas para nova Convocatória Pública Transfronteiriça


Foi lançado, no dia 21 de Junho, a 2ª edição desta convocatória pública transfronteiriça de prémios para o reconhecimento de empresas com uma trajectória destacada na implementação de políticas de conciliação e igualdade.
Tal como na 1ª edição, os prémios estão abertos a empresas privadas transfronteiriças (com sede na zona transfronteiriça e/ou actividade transfronteiriça) que, através das suas políticas e sistemas de gestão, demonstrem desenvolver acções responsáveis no domínio do equilíbrio entre vida profissional e familiar e da igualdade, evidenciando assim o seu empenho activo na sociedade.
Nesta edição, serão atribuídos 8 prémios, 2 para cada região ou Comunidade Autónoma (1 para cada modalidade) que compõem o projecto GEMCAT (Galiza, Norte de Portugal; Extremadura e Castela e Leão). O prazo para as empresas se candidatarem aos prémios da 2ª edição termina a 21 de Agosto de 2019.
Para mais informações, poderá ser consultado os termos e condições do concurso no site do projeto GEMCAT (http://www.gemcat.eu/evento/convocatoria-publica-transfronteriza-de-premios-de-conciliacion-e-igualdad-laboral-2/) e o regulamento da convocatória (http://www.gemcat.eu/wp-content/uploads/2019/06/Bases-reguladoras-de-la-convocataria_pt.pdf).
O projecto GEMCAT é liderado pela Secretaria Geral de Emprego da Junta da Galiza, integrando ainda como parceiros o Município de Braga, a CIM Alto Minho, a Universidade do Porto, Junta da Extremadura e a da Junta de Castela e Leão.