Braga integrou candidaturas vencedoras para participar em duas Redes de Planeamento de Acção URBACT, que irão começar em Setembro o seu funcionamento, e que estão integradas na estratégia de internacionalização do Município.


Ricardo Rio manifestou a sua satisfação por integrar estas duas novas redes: “Braga tem vindo a alargar a sua participação internacional precisamente para partilhar e aprender com as nossas congéneres europeias. Tivemos vários convites de cidades para participar nesta ronda de candidaturas URBACT, mas escolhemos estas duas pela importância e prestígio dos parceiros, mas também pelos temas envolvidos: o turismo sustentável e os apoios sociais aos mais desfavorecidos da nossa sociedade, os sem-abrigo”.


O Presidente da Câmara de Braga realçou ainda que estas redes URBACT são importantes pois “são projectos financiados e que nos permitem abrir horizontes, partilhando aquilo que vamos fazendo, mas também aprender com as melhores práticas que vão sendo feitas um pouco por toda a Europa. É evidente que estar numa rede sobre turismo sustentável com cidades como Veneza, Dubrovnik ou Cracóvia e numa rede na área apoio aos sem-abrigo com cidades como Ghent, Glasgow ou Gotemburgo, é muito enriquecedor para o município e irá obviamente trazer vantagens para Braga, até pelo nível de desenvolvimento que estas cidades têm nestas matérias”, destacou.


A rede “Tourism Friendly Cities” tem como objectivo explorar o modo como o turismo pode ser sustentável em cidades médias, reduzindo o seu impacto negativo sobre as áreas urbanas. Para alcançar este objectivo ambicioso, o projecto irá criar estratégias integradas e inclusivas que podem manter um equilíbrio entre as necessidades das comunidades locais, em termos de qualidade de vida e de serviços disponíveis, e a promoção do desenvolvimento urbano sustentável a nível ambiental, social e económico. Esta rede, que é liderada pela cidade italiana de Génova, inclui ainda Cáceres (Espanha), Veneza, (Itália), Utrecht (Holanda), Cracóvia (Polónia), Rovaniemi (Finlândia), Dubrovnik (Croácia), Dun Laoghaire-Rathdown (Irlanda) e Druskininkai (Lituânia).


A rede “Roof”, liderada pela cidade belga de Ghent, visa erradicar os sem-abrigo por meio de soluções inovadoras de habitação ao nível da cidade. O Roof irá permitir a troca de conhecimento sobre como recolher dados precisos e fazer a mudança conceptual da gestão sintomática para a eliminação dos sem-abrigo, tendo como modelo de orientação os programas Housing First e Housing Led. O Roof irá guiar as cidades parceiras no desenvolvimento de planos de acção locais integrados, vinculados ao objectivo estratégico de longo prazo do Functional Zero (inexistência de sem-abrigo). Neste projecto participam ainda as cidades de Tessalónica (Grécia), Toulouse (França), Nápoles (Itália), Utrecht (Holanda), Timisoara (Roménia), Gotemburgo (Suécia) e Glasgow (Reino Unido).


O orçamento total para cada uma das redes será de cerca de 750.000 euros e nesta primeira fase da constituição será de cerca de 150.000 euros por rede para todas as cidades.


O URBACT é um programa europeu de intercâmbio e aprendizagem que promove o desenvolvimento urbano sustentável e integrado, abrangendo 550 cidades, 29 países e 7000 agentes locais activos. Financiado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros, o URBACT permite que as cidades europeias trabalhem em conjunto para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para os principais desafios que enfrentam, partilhando boas práticas e a experiência adquirida e integrando dimensões económicas, sociais e ambientais.