O Vitória de Guimarães foi derrotado na Bélgica pelo Standard Liège por 2-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. No outro jogo do grupo, o Arsenal foi à Alemanha vencer o Eintracht Frankfurt por 3-0.
Ivo Vieira fez três alterações, em relação ao onze que goleou o Desportivo das Aves: saíram Douglas, Pedro Henrique e André Pereira e entraram Miguel Silva, Bondarenko e Davidson.
Os ‘conquistadores’ entraram melhores no jogo, com mais bola, a manter os belgas longe da baliza de Miguel Silva. Lucas Evangelista e Rochinha deram os primeiros sinais de perigo, em dois livres que passaram por cima.
No segundo tempo, depois de dois avisos de Lucas Evangelista e Poha, os minhotos tiveram uma grande oportunidade para marcar, aos 56 minutos. Poha encheu o pé de fora da área, o guarda-redes soltou a bola que foi ter com Rochinha para a recarga mas a bola acabou nos pés de Davidson. O brasileiro rematou mas o guarda-redes Milinkovic-Savic fez uma boa defesa.
Dez minutos depois os belgas chegaram ao golo, numa infelicidade de Florent Hanin. O lateral francês tentou cortar um centro de Vojvoda mas acabou por desviar a bola para a própria baliza, traindo Miguel Silva.
Ivo Vieira mexeu na equipa, lançando Bruno Duarte, Pêpê e André Pereira. Aos 76 minutos, Bruno Duarte quase empatou após livre de Rochinha. Dois minutos depois o guarda-redes Milinkovic-Savic negou o golo a Tatsoba, num grande defesa após desvio de cabeça.
Já nos descontos, com o Vitória de Guimarães balançado para o ataque, o Standard Liège aumentou por intermédio de M’Poku, aproveitando um duplo erro de Tatsoba para fazer o 2-0.
Ficha de jogo:
Onze do Vitória Guimarães: Miguel Silva; Sacko, Tapsoba, Bondarenko e Hanin; Lucas Evangelista, Mikel Agu e Poha; Rochinha, Léo Bonatini e Davidson.
Suplentes do Vitória Guimarães: Douglas, Pedro Henrique, Rafa Soares, André Pereira, André Almeida, Pêpê e Bruno Duarte.
Onze do Standard Liège: Milinkovic-Savic; Vojvoda, Bokadi, Laifis e Gavory; Bastien, Mpoku, Cimirot e Limbombe; Carcela e Emond.
Suplentes do Standard Liège: Bodart, Vanheusden, Dragus, Boljevic, Fai, Miangue e Avenatti.
Declarações do treinador do V. Guimarães, Ivo Vieira, após o jogo ante o Standard Liège, na Bélgica, da primeira jornada da Liga Europa. Os minhotos perderam por 2-0:
«Não estou satisfeito com o resultado. Não fomos eficientes no último terço para fazer golos e sofremos dois. O resultado não vai ao encontro do que procurávamos, mas temos de continuar a crescer nestas competições, tanto atletas, como treinador.»
«Temos de valorizar a postura da equipa e o comportamento dos jogadores. Quiseram discutir o jogo. Em muitos momentos, controlámos. Não é um lance [ndr: autogolo de Florent] que vai ditar o comportamento da equipa. Quando as coisas não nos correm de feição, tendemos a apontar responsabilidades e a fugir às nossas. O responsável [ndr: pela derrota] sou eu. Tentámos apresentar a concentração, a dedicação e a alegria com que trabalhamos durante a semana e isso viu-se.»
Declarações do treinador do Standard Liège, Michel Preud’homme, após a vitória caseira por 2-0 frente ao Vitória de Guimarães, na primeira jornada da Liga Europa:
«Sabíamos que ia ser difícil. O Vitória demonstrou ser uma equipa de grande qualidade e organização, tendo alguns jogadores com técnica. Faltou-nos procurar mais o golo, mas, a nível tático, fizemos o nosso trabalho com concentração.»
«Respeitámos o Vitória. Não íamos atacar de qualquer forma. Foi uma vitória importante num jogo difícil. A missão foi cumprida.»