Cerca de 400 passadeiras do concelho de Braga podem vir a ser reformuladas, com a garantia de uma melhor iluminação, adiantou Joaquim Barbosa, deputado da Assembleia Municipal (AM) afeto à coligação Juntos por Braga, liderada por Ricardo Rio.

Depois de algumas experiências no centro da cidade que se revelaram positivas, é intenção da autarquia auscultar os presidentes das diferentes juntas de freguesia do concelho, de forma a elaborar uma lista de locais portencialmente perigosos e que necessitem de melhor iluminação.

Apesar desta medida, anunciada em reunião de AM, alguns dos pontos negros da cidade e das freguesias estão sob alçada das Infraestruturas de Portugal (IP), como é o caso da passadeira da morte, em Maximinos (rua Nova da Estação).

João Rodrigues, vereador, enviou ofícios às IP para que, caso estes não façam as respetivas alterações, que deleguem a responsabilidade na autarquia, para esta fazer as intervenções.

Os atropelamentos dentro e fora da cidade são em grande número, assim como nas cidades de Famalicão, Barcelos e Guimarães, sendo uma questão transversal ao quadrilátero urbano onde carros e peões circulam em grande número pelos centros citadinos.