Trata-se de um livro de Atas de Vereação, relativo ao período compreendido entre 1657 e 1662.

Depois de um “intenso trabalho de recolha de informação e de investigação”, a Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, conseguiu localizar e apreender “um importante documento, cuja antiguidade remontará ao séc. XVII, relacionado com o Município de Penedono”. 

A PJ explica, em comunicado, que se trata de um livro de Atas de Vereação, relativo ao período compreendido entre 1657 e 1662, contendo 240 páginas manuscritas, pertencente ao acervo do Município de Penedono e daqui “desencaminhado” por motivos ainda não esclarecidos.

O documento foi identificado, bem como a pessoa que o tinha na sua posse, mediante alertas desencadeados pelo Arquivo Distrital de Viseu e pela Câmara Municipal de Penedono, após ter sido colocado à venda na internet.

Dada a relevância do documento, de valor indeterminado, e após ter sido dado o alerta à Polícia, foi aberto inquérito e encetadas diligências para a sua recuperação, que agora se concretizou, explica a PJ. 

O homem que tinha o documento na sua posse é um comerciante de Torre de Moncorvo. O arquivo histórico irá agora ser objeto das “competentes perícias forenses e determinação de autenticidade”, acrescenta ainda a PJ.