É de olhos postos na nona vitória consecutiva e na consolidação do terceiro lugar que o SC Braga recebe o Gil Vicente FC em mais uma jornada da Liga NOS.

É a terceira vez que os Gverreiros do Minho defrontam os galos, depois de um embate para o campeonato e outro para a Taça de Portugal.

Com o pontapé de saída cada vez mais próximo, fica com tudo o que precisas de saber para mais uma importante partida.

Rúben Ribeiro como única dúvida

É um Gil Vicente FC praticamente na máxima força aquele que se vai apresentar em Braga.

A única dúvida reside em Rúben Ribeiro, reforço de inverno que já foi utilizado nas partidas contra o Belenenses SAD e CD Tondela.

À procura de inverter o ciclo

Depois de uma primeira volta em grande nível, o Gil Vicente FC tem demonstrado algumas dificuldades no arranque da segunda. Os Galos chegam a Braga à procura de inverter o ciclo menos positivo de duas derrotas consecutivas… e de apenas uma vitória nos últimos cinco encontros.

Depois da derrota no Estádio do Dragão, os comandados de Vítor Oliveira perderam por expressivos 1-5 na receção ao Moreirense FC, naquela que foi a primeira derrota caseira na Liga NOS.

Apesar do momento, o Gil Vicente FC mantém num cómodo 12º lugar.

Histórico de confrontos

Há mais de 27 anos que o Gil Vicente FC não consegue vencer em casa do SC Braga. Alías, só o conseguiu fazer em duas ocasiões em toda a sua história. O último triunfo aconteceu na temporada 1992/1993, com os barcelenses a vencerem por 0-1.

O domínio tem claramente pertencido ao SC Braga que, nas últimas dez recepções a este adversário, soma oito vitórias e dois empates.

Nota, ainda, para os cinco triunfos consecutivos em recepções aos galos.

Vítor Oliveira

Vítor Oliveira é um dos mais icónicos treinadores do futebol português. Recordista de subidas à I Liga – e depois de ter aumentado a sua conta ao serviço do FC Paços de Ferreira -, agarrou o leme gilista no regresso ao primeiro escalão.

E numa época de legítimas incógnitas, o técnico de 66 anos está a conseguir mais um excelente trabalho para o seu currículo. O Gil Vicente FC ocupa uma posição tranquila na tabela e terminou a primeira volta como a única equipa invicta em casa.

O seu registo pessoal contra o SC Braga é bastante equilibrado, contabilizando nove vitórias, nove empates e onze derrotas.

Referência

A principal referência deste Gil Vicente é, indubitavelmente, Sandro Lima. O avançado brasileiro é de forma destacada o melhor marcador da equipa e é, por isso, umas das principais ameaças ao SC Braga.

O avançado brasileiro de 29 anos, que na temporada passada atuou ao serviço do Estoril Praia, leva já onze golos marcados em todas as competições.

Marcou a adversários complicados como o FC Porto, o Sporting CP, o Rio Ave FC… e o SC Braga. Sim… No encontro da primeira volta, Sandro Lima marcou o então golo do empate perante os Gverreiros do Minho.