Ao contrário do que se pensa, a diferença entre pandemia e epidemia tem mais a ver com o nível de disseminação do que com a gravidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira o Covid-19 como uma pandemia. Mas qual é a diferença entre epidemia – estado anterior – e a pandemia?
De acordo com a OMS uma pandemia é a disseminação mundial de um vírus, sobre o qual a maior parte das pessoas não tem imunidade.
É precisamente aqui que reside a principal diferença entre epidemia e pandemia, o nível de disseminação. Quando uma doença afeta vários Continentes, uma grande parte da população em todo o mundo como é o caso do Covid-19, passa a ser declarada como uma pandemia porque deixa de existir uma forma de conter o vírus. A última pandemia foi decretada em 2009 devido à gripe suína.
A partir do momento em que uma pandemia é declarada, significa que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e passa-se para a fase de mitigação – aquela em que, de acordo com o Plano Nacional da DGS, a transmissão passa a ser “local em ambiente fechado” e “comunitária”.
O novo coronavírus, que teve início em Wuhan – epicentro do surto – em dezembro, já afetou mais de 124 mil pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 66 mil pessoas recuperaram.
Em Portugal há, à data, 59 casos de infeção por Covid-19 confirmados, sendo que a maior parte são no Norte do País. A Direção-Geral de Saúde (DGS) tem alertado para a constante lavagem de mãos, sendo que esta é a melhor forma de impedir a transmissão.