O Boavista impôs hoje a segunda derrota consecutiva ao Sporting de Braga, alcançado no terceiro lugar pelo Sporting, ao vencer na ‘pedreira’ por 1-0, em encontro da 26.ª jornada da I Liga de futebol.

Uma partida que acabou por ser decidida no segundo tempo. Ricardo Esgaio acertou em Cassiano e Luís Godinho apontou para a marca de penálti. No frente-a-frente com Matheus, Bueno (57’) não vacilou e meteu a bola no fundo das redes.

Na classificação, o Sporting de Braga manteve-se no terceiro lugar, mas agora com os mesmos 46 pontos do quarto, o Sporting, que na sexta-feira venceu em casa o Paços de Ferreira por 1-0, enquanto o Boavista subiu do 12.º para o 10.º lugar, com 32.

Declarações de Custódio, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Boavista:

«A primeira parte não foi boa, sabíamos que o Boavista ia jogar fechado a apostar nas transições. Sabíamos que teríamos ser rápidos na ligação dos médios com os alas. Encontrámos duas ou três boas oportunidades em que podíamos ter feito golo. Na segunda parte nada disso aconteceu, fomos mais lentos e acabamos por não ter ligação. Acabámos por perder com um penálti, acho que de forma geral foi isso. O Boavista jogou muito fechado, é difícil mas tem de haver paciência. É fundamental dar uma reposta no próximo jogo, frente a um adversário direto que vem de duas vitórias».

[Porque não vemos o Braga criativo como era?] «Sabemos que o que demora mais a adquirir é organização ofensiva, o assumir o jogo com bola. Com esta paragem este pode ser um fator. Do que tenho visto durante a semana, do que vamos trabalhando, tenho a certeza absoluta que podemos fazer muito mais do que temos feito. Muito mais».

«O que me deixou mais insatisfeito foi nós na segunda parte não continuar a acreditar naquilo que era a estratégia, perder-nos em quezílias quando o que queremos é jogar rápido. Foi isso que me deixou insatisfeito, a diferença da primeira para a segunda parte».

Declarações de Daniel Ramos, treinador do Boavista, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (0-1) sobre o Sp. Braga:

[Segredo para o triunfo] «Um só aspeto é pouco para considerar um segredo. Acho que há um lado estratégico, um lado físico e também um desempenhar de funções e o cumprir do que é delineado. Hoje cumprimos muito do que foi treinado. Tínhamos uma estratégia, no sentido de não dar muito jogo interior à equipa do Braga. Depois há o lado físico e a equipa está muito bem, com uma disponibilidade excecional. Depois a união, que foi muito visível por parte da equipa. Podia até nem ter dado em vitória, mas pelo que fizeram dou os parabéns aos jogadores, independentemente do resultado. A equipa cumpriu o que estava defendido. Faltaram alguns aspetos, pela valia do Braga, nomeadamente maior capacidade de ter a bola. Acreditámos no processo e equipa teve grande rigor, determinação e união».

«Temos de ser versáteis, perceber quem temos pela ferente e o que conseguimos impor ou não. Isso foi falado nesta paragem. Temos de ter plano B, com rigor e disciplinados do ponto de vista tático. Mesmo o lado exibicional, para quem está mais desatento, nós ocupámos muito bem os espaços. Se olharem para isto de uma forma muito verdadeira, as oportunidades do Braga por jogo interior esfumaram-se. Se olharmos às oportunidades que o Braga cria normalmente e às que criou hoje vemos que foram muito reduzidas, se calhar igualámos no que a oportunidades claras diz respeito».

Paulinho: «Temos oito jogos até ao final e só dependemos de nós»

Avançado do Sporting de Braga confiante de que a equipa vai dar volta à má fase de resultados

No final do encontro, Paulinho, avançado da formação bracarense, assumiu que a equipa não fez “o melhor jogo” da temporada, mas que reuniu condições suficientes para sair com um outro resultado do duelo.

“Não foi o melhor jogo, mas acho que fomos a melhor equipa. Não criámos tantas ocasiões, mérito do adversário, mas a  melhor equipa fomos nós. No mínimo, empate seria o mais justo”, começou por dizer o dianteiro português, em declarações no final do jogo.

Fase da equipa

“É dar a volta, não há muito a dizer. Antes dos dez jogos sem perder estávamos numa posição que não queríamos e chegámos ao terceiro lugar. Temos oito jogos e só dependemos de nós para o objetivo.”

A pensar já no próximo encontro com o Famalicão

“No Sp. Braga todos os jogos são vitais, não é a faltar oito jornadas que se decide o que quer que seja. Vamos a Famalicão para ganhar, como é lógico”, concluiu.

Veja aqui os melhores momentos da partida que encerrou a 26 jornada da liga NOS: