O Município de Braga lançou hoje, por 400 mil euros, o concurso público para o projeto de reordenamento viário do Nó de Infias e rede envolvente, um dos “pontos principais de congestionamento” de trânsito da cidade.
Em comunicado, o município refere que o projeto tem um prazo de execução de 210 dias e integra ainda a elaboração de todos os estudos e relatórios necessários às aprovações ambientais previstas na legislação em vigor, nomeadamente em processo de avaliação ambiental para obtenção de declaração ambiental favorável (DIA), bem como a coordenação de segurança em projeto.
O município estima que o procedimento de contratação da obra de execução do projeto será lançado até ao final de 2021.
Com o projeto, devem ser entregues os estudos de Rentabilidade Económica e de Tráfego.
Segundo o município, a infraestrutura em questão carateriza-se por ser um ponto da rede viária com um nível de serviço “aquém do expectável, decorrente da frequente existência de congestionamentos associados a alguma sinistralidade, que resultam, sobretudo, da confluência de diversas vias que provêm de concelhos limítrofes”.
A sua envolvente, além de ser uma área com “forte predomínio” da função residencial, integra também outras funções como a comercial, de lazer e serviços
“Estando em presença de um dos pontos principais de congestionamento de trânsito da cidade de Braga, pretende-se proceder ao reordenamento vário da nó existente e da rede envolvente, efetuando a sua requalificação e beneficiamento, sem sentido de melhorar como condições de circulação e segurança no local e incrementar a capacidade de escoamento do tráfego de atravessamento, priorizando as ligações da EN101 à Avenida António Macedo, e a capacidade de processamento da cidade ”, referiu o comunicado.
O estudo a desenvolver enquadra-se num acordo de colaboração estabelecido entre a IP – Infraestruturas de Portugal e o Município de Braga, cabendo a ambos os organismos o seu acompanhamento e respetiva aprovação, bem como a repartição equitativa do custo de elaboração dos projetos.
Com o reordenamento do Nó de Infias e da rede envolvente, pretende-se privilegiar a ligação da Variante EN101/EN201 à Avenida António Macedo (Variante EN14), sendo entendimento da IP e do Município de Braga que a solução mais adequada passará pelo desnivelamento, recorrendo à implementação de uma estrutura em viaduto.
“Esta intervenção, ao assegurar uma maior fluidez na ligação entre as duas variantes nacionais, conduzirá a um melhor funcionamento geral do nó e a uma melhor articulação com as vias distribuidoras como parte integrante da rede da cidade de Braga”, lê-se ainda no comunicado.
O Nó de Infias constitui um dos principais pontos de congestionamento de trânsito da cidade de Braga, nomeadamente nas horas de ponta, face à convergência de vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, com “evidentes” reflexos negativos no trânsito local.
Acresce que àquele nó converge a EN101, que estabelece a ligação dos concelhos de Vila Verde e Amares ao concelho de Braga, e a Avenida António Macedo (Variante EN14), à qual aflui todo o tráfego proveniente das autoestradas A3 e A11 e que se dirige para poente, tendo por destino os concelhos da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
Em 2016, a EN101 registou 40 mil veículos por dia e a Avenida António Macedo 88 mil.