“Nomadland” é o vencedor da noite dos Óscares

A 93.ª cerimónia dos Óscares decorreu entre a estação de comboios Union Station, na baixa de Los Angeles, e o Dolby Theatre, em Hollywood, com restrições devido à pandemia de covid-19.

O filme “Nomadland – Sobreviver na América” foi o vencedor da 93.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, dos EUA, tendo conquistado na noite de domingo os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realização e de Melhor Atriz, ​​​​​Frances McDormand.

Dirigido por Chloé Zhao, teve como produtores Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher, Dan Janvey e a própria Chloé Zhao. Para o Óscar de Melhor Filme estavam ainda nomeados “Mank”, “Uma miúda com potencial”, “O Pai”, “Judas and the Black Messiah”, “Minari”, “Sound of Metal” e “Os 7 de Chicago”.

Nas contas para esta edição, o filme “Mank”, de David Fincher, somou dez nomeações, enquanto “Nomadland – Sobreviver na América”, de Chloé Zhao, foi indicado para sete estatuetas, entre as quais a de Melhor Realização, conquistado pela cineasta.

A realizadora chinesa Chloé Zhao, primeira mulher asiática a vencer o Óscar de Melhor Realização e a segunda mulher a conquistá-lo, depois de Kathryn Bigelow, em 2020, com “Estado de Guerra”, disse que “é fabuloso ser uma mulher em 2021”, no rescaldo da vitória.

Sou extremamente afortunada por poder fazer o que gosto”, afirmou Chloé Zhao, nos bastidores da cerimónia de entrega dos Óscares, que decorreu esta madrugada em Los Angeles. “Se esta vitória ajudar mais pessoas como eu a viverem os seus sonhos, sou muito agradecida por isto”, afirmou.

“Um dos momentos mais felizes para mim esta noite foi quando a Frances ganhou”, contou Chloé Zhao aos jornalistas. “As pessoas podem não saber tudo o que ela fez, como produtora e como atriz, quão aberta e vulnerável foi e quanto me ajudou a fazer este filme”, afirmou. “E como ajudou os nómadas a sentirem-se confortáveis nas gravações. Ela é ‘Nomadland'”.

O filme conta a história de uma mulher (Fern, interpretada por McDormand) que viaja pela América como nómada, vivendo numa caravana, trabalhando em empregos temporários e sobrevivendo na estrada, na sequência da crise económica de 2008.

“Para os realizadores asiáticos, para todos os realizadores, temos de ser fiéis a quem somos e contar as histórias a que nos sentimos ligados”

A história baseia-se num livro de não ficção e o filme, que contou com nómadas da vida real, provocou uma alteração de perspetivas para a própria Chloé Zhao.

“Há muitas coisas que mudaram para mim. Penso que preciso de menos coisas para viver, sem dúvida”, afirmou. “Podia ter apenas algumas coisas”.

A realizadora, questionada várias vezes sobre a importância de ser a primeira asiática a vencer este Óscar e apenas a segunda mulher, depois de Kathryn Bigelow, não quis encaixar-se num formato específico.

“Para os realizadores asiáticos, para todos os realizadores, temos de ser fiéis a quem somos e contar as histórias a que nos sentimos ligados“, disse. “Não devemos sentir que só há um certo tipo de histórias que temos para contar”.

Eis a lista completa de vencedores

MELHOR FILME

MELHOR REALIZAÇÃO

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

  • VENCEDORES: Christopher Hampton e Florian Zeller por “O Pai
  • Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman e Lee Kern por “Borat, o Filme Seguinte”
  • Chloé Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América
  • Kemp Powers por “Uma Noite em Miami”
  • Ramin Bahrani por “O Tigre Branco”

MELHOR ATRIZ

about:blank

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

  • VENCEDORA: Yuh-Jung Youn, “Minari
  • Maria Bakalova, “Borat, o Filme Seguinte”
  • Glenn Close, “Lamento de uma América em Ruínas”
  • Olivia Colman, “O Pai
  • Amanda Seyfried, “Mank

MELHOR ATOR

  • VENCEDOR: Anthony Hopkins, “O Pai
  • Riz Ahmed, “O Som do Metal
  • Chadwick Boseman, “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
  • Gary Oldman, “Mank
  • Steven Yeun, “Minari

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

MELHOR FILME INTERNACIONAL

  • VENCEDOR: “Mais uma Rodada”, Dinamarca
  • “Better Days”, Hong Kong
  • “Collective”, Roménia
  • “The Man Who Sold His Skin”, Tunísia
  • “Quo Vadis, Aida?”, Bosnia-Herzegovina

MELHOR CURTA-METRAGEM

  • VENCEDOR: “Dois Perfeitos Estranhos”
  • “Feeling Through”
  • “The Letter Room”
  • “The Present”
  • “White Eye”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

  • VENCEDOR: “Soul: Uma Aventura com Alma”
  • “Bora Lá”
  • “Para Além da Lua”
  • “A Ovelha Choné, o Filme: A Quinta Contra-Ataca”
  • “Wolfwalkers”

Advertisementabout:blank

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO — CURTA

  • VENCEDOR: “Se Acontecer Alguma Coisa, Adoro-vos”
  • “A Toca”
  • “Genius Loci”
  • “Opera”
  • “Yes-People”

MELHOR MAQUILHAGEM E PENTEADOS

  • VENCEDORES: Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
  • Marese Langan, Laura Allen and Claudia Stolze por “Emma”
  • Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle e Patricia Dehaney por “Lamento de uma América em Ruínas”
  • Gigi Williams, Kimberley Spiteri e Colleen LaBaff por “Mank”
  • Mark Coulier, Dalia Colli e Francesco Pegoretti por “Pinocchio”

MELHOR GUARDA-ROUPA

  • VENCEDORA: Ann Roth por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
  • Alexandra Byrne por “Emma”
  • Trish Summerville por “Mank”
  • Bina Daigeler por “Mulan”
  • Massimo Cantini Parrini por “Pinocchio”

MELHOR SOM

  • VENCEDORES: Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michellee Couttolenc, Carlos Cortés e Phillip Bladh por “O Som do Metal
  • Warren Shaw, Michael Minkler, Beau Borders e David Wyman por “Greyhound”
  • Ren Klyce, Jeremy Molod, David Parker, Nathan Nance e Drew Kunin por “Mank
  • Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett por “News of the World”
  • Ren Klyce, Coya Elliott and David Parker por “Soul”

MELHOR DOCUMENTÁRIO

  • VENCEDOR: “A Sabedoria do Polvo”
  • “Collective”
  • “Crip Camp: Uma Revolução pela Inclusão”
  • “The Mole Agent”
  • “Time”

MELHOR DOCUMENTÁRIO — CURTA

  • “Colette”
  • “A Concerto Is a Conversation”
  • “Do Not Split”
  • “Hunger Ward”
  • “Uma Canção de Amor para Latasha”

MELHORES EFEITOS VISUAIS

  • VENCEDORES: Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher por “Tenet”
  • Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt e Brian Cox por “Love and Monsters”
  • Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon e David Watkins por “O Céu da Meia-Noite”
  • Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury e Steve Ingram por “Mulan”
  • Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones e Santiago Colomo Martinez po “O Único e Imcomparável Ivan”

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

  • VENCEDORES: Donald Graham Burt e por Jan Pascale por “Mank
  • Peter Francis e Cathy Featherstone por “O Pai
  • Mark Ricker, Karen O’Hara e Diana Stoughton por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
  • David Crank e Elizabeth Keenan por “News of the World”
  • Nathan Crowley e Kathy Lucas por “Tenet”

MELHOR FOTOGRAFIA

MELHOR MONTAGEM

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL

  • VENCEDORES: Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste por “Soul”
  • Terence Blanchard por “Da 5 Bloods: Irmãos de Armas”
  • Trent Reznor e Atticus Ross por “Mank
  • Emile Mosseri por “Minari
  • James Newton Howard por “News of the World”

MELHOR MÚSICA ORIGINAL

  • VENCEDORES: ‘Fight for You’, música de H.E.R. e Dernst Emile II; letra de H.E.R. e Tiara Thomas, em “Judas e o Messias Negro
  • “Hear my Voice”, música de Daniel Pemberton; letra de Daniel Pemberton e Celeste Waite, em “Os 7 de Chicago
  • ‘Husavik’, música e letra de Savan Kotecha, Fat Max Gsus e Rickard Göransson, em “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”
  • ‘Io Sì (Seen)’, música de Diane Warren; letra de Diane Warren e Laura Pausini, em “Uma Vida à Sua Frente”
  • ‘Speak Now’, música e letra de Leslie Odom, Jr. e Sam Ashworth, em “Uma Noite em Miami”
  • In “O Espresso”