O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Vítor Félix, lamentou hoje que o Sporting tenha abandonado a modalidade, acreditando que o SC Braga pode recuperar esse projeto com duas vagas para Tóquio2020.

“Sei que os atletas estão a procurar outro projeto. O Emanuel Silva, sendo natural de Braga, já encetou contactos com o SC Braga e a câmara municipal para lançar um novo projeto de canoagem no clube minhoto”, revelou o dirigente, à Agência Lusa.

“Estou disponível para ajudar a estabelecer pontes com o SC Braga ou outro clube que venha a nascer na nossa modalidade”, sublinhou o dirigente.

Depois de não ter renovado o contrato com David Varela no fim de agosto, os ‘leões’ fizeram o mesmo no fim do ano com os olímpicos Emanuel Silva e Francisca Laia, além de Kevin Santos: antes, tinham feito o mesmo com Norberto Mourão, atleta já qualificado para os Jogos Paralímpicos.

Também Artur Pereira, canoísta de Esposende, anunciou o fim da ligação ao Sporting. “Saio com o sentimento de dever cumprido pois como prometido dei tudo que tinha pelo meu clube, honrei e suei a camisola que vesti sempre com respeito e com grande amor”, escreveu o atleta nas redes sociais.

Vítor Félix diz que a FPC “vê com bons olhos a entrada de novos protagonistas e personagens na modalidade”, referindo o FC Porto e o Vitória SC pela sua dimensão no futebol e capacidade para investir em outras modalidades.

Independentemente de ser encontrada uma solução, o dirigente acredita que os atletas vão continuar focados na sua missão, no caso de Emanuel Silva e David Varela com um lugar já assegurado em Tóquio2020, enquanto Francisca Laia ainda não abandonou o sonho e tem mais uma oportunidade de ser bem-sucedida.