O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, voltou a abrir portas ao público esta terça-feira, pondo fim ao confinamento que durava desde janeiro. A retoma está a ser vivida com felicidade por todos: funcionários e visitantes.

Miúdos e graúdos já podem rever o leão Itar, o rei do parque (por ser o animal que mais concentra as atenções), o tigre Radzi e a hiena Buyah, que é recém-mamã e segura o filhote pelo cachaço para que todos possam admirar a novidade.

O desconfinamento era bastante aguardado. As visitas dão vida ao zoo. Por isso não admira o magote de chamadas recebido pela diretora, Teresa Guedes. Muita gente ansiava pelo dia de ontem. A pandemia restituiu a valia do contacto com a natureza e as pessoas estão desejosas de arejar.

Se o tempo ajudar, os responsáveis pelo zoo têm a esperança de ainda fazer uma boa campanha, sendo certo que a época de turismo da Páscoa perdeu-se e as excursões dos grupos escolares são uma incerteza. “Este ano, as quebras andam na ordem dos 97%, mas nada faltou aos animais”, sossega a diretora. Talvez as gargalhadas das crianças, que agora estão de regresso.