Relâmpago percorreu mais de 750 km e atravessou três estados norte-americanos

Um relâmpago percorreu mais de 750 quilómetros e atravessou três estados norte-americanos. Os cientistas validaram este raio como sendo o mais longo alguma vez registado.

A tempestade aconteceu em 2020. O relâmpago em causa atravessou os estados de Mississípi, Luisiana e Texas, percorrendo um total de 768 km de distância, avança a BBC. O anterior recorde era de 709 km e tinha sido captado no Brasil, em 2018.

Fonte: Administração Oceânica e Atmosférica Norte-Americana

Mas este não foi o único relâmpago a alcançar valores máximos em 2020. Também no Uruguai e Argentina foi registado um raio com maior duração de sempre: 17,1 segundos, mais 0,4 segundos do que anterior recorde.

Normalmente, um relâmpago tem uma duração inferior a um segundo e não ultrapassa os 16 km. Os dois relâmpagos aconteceram em regiões que são propensas à ocorrência de trovoadas intensas.

“Estes são registos extraordinários dos eventos com relâmpagos”, afirma Randall Cerveny, responsável pelos eventos climáticos extremos na Organização Meteorológica Mundial (OMM), acrescentando que estes raios “extremamente grandes e de longa duração não são eventos isolados, mas acontecem durante trovoadas ativas”, acrescenta o professor.

A OMM lembra que os relâmpagos são perigosos – podendo causar mortes – e, por isso, alerta as populações a tomarem precauções durante as tempestades.

“Quando se ouve um trovão, é o momento para procurar um lugar seguro”, afirma Randall Cerveny.

Em caso de trovoada, a organização aconselha a população a procurar edifícios que tenham uma estrutura “substancial”, com instalação de corrente elétrica e canalização, em vez de se protegerem me estruturas frágeis – como as paragens de autocarro ou estruturas construídas em praias.