elevisão da AGRO, emissões de rádio a partir da feira, espaços de experimentação e preços diferenciados de bilhética para compra digital são algumas das novidades da edição 2022, apresentada esta quinta-feira, 10 de março.

A 54ª edição da Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação – AGRO arranca a 24 de março e promete dar um sinal de clara recuperação aos setores da agricultura, pecuária e alimentação, apresentando um conjunto de novidades e de regressos.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “esta feira tem um conjunto de novidades e de apostas que visam dar relevância aos setores presentes, reforçando aquela que tem sido a política da organização ao canalizar muitos dos seus esforços para este certame”.

A par da emissão do programa “Turno da Tarde” da Rádio Renascença, que acontecerá a 24 de março, durante todos os dias da feira os radialistas da Antena Minho estarão com emissão a partir do certame. A AGRO contará também com um canal exclusivo, com emissão contínua através da box TBee, que servirá para apresentar os vários momentos do programa da feira. “Queremos reforçar a proximidade com os públicos e este canal será importante para fazer chegar mais longe e a mais gente a AGRO”, garante ainda Carlos Silva.

Além das novidades, a feira marca também o regresso da raça Holstein Frísia, depois de uma edição de ausência como consequência da COVID-19. “A AGRO terá, este ano, oito concursos pecuários e de raças autóctones, sendo possível destacar o regresso do concurso da raça Holstein Frísia, mais conhecida como a das vacas leiteiras”, refere José Olímpio, diretor operacional do Altice Forum Braga, que explica ainda a existência de um acompanhamento e monitorização dos animais presentes durante toda a feira. “Os animais serão acompanhados por estudantes de cursos ligados à pecuária e à agricultura, de forma a ser possível garantir a segurança e saúde dos mesmos durante todo o certame”, diz.

A decorrer numa área de 25 mil metros quadrados, os quatro dias de feira ocuparão o recinto exterior do Altice Forum Braga, o piso 0 e 1 do pavilhão, a Sala de Congressos, o Pequeno Auditório e a Galeria do recinto, estando prevista a realização de mais de 25 atividades paralelas e três exposições. A AGRO terá também uma área de alimentação com seis restaurantes com carne DOP e um espaço de experimentação e degustação.

De forma a incentivar a digitalização dos processos, os bilhetes para a AGRO estão à venda por €3 (mais taxa de serviço) em MEO BlueTicket (https://bit.ly/bilhetes-agro-2022) e nas bilheteiras do Altice Forum Braga. A compra dos bilhetes no local do evento fará com que o bilhete tenha um custo de €3,50. As crianças até 12 anos não pagam.

AGRO será primeira feira do setor com alívio das medidas COVID-19

Depois de em 2021 ter acontecido em setembro, numa altura associada às colheitas, a AGRO regressa ao seu calendário habitual e com medidas mais próximas da realidade. “A edição 2022 será também o pontapé definitivo às feiras muito condicionadas pela COVID-19, sendo, portanto, esta uma feira de acesso não condicionado à apresentação de certificados digitais e de testes, ainda que a utilização de máscaras seja obrigatória”, explica José Coutinho, diretor geral do Altice Forum Braga.

Já Carlos Silva destaca o facto de “esta ser a primeira feira do setor num quadro de alívio das medidas de mitigação da pandemia de COVID-19”.