Guimarães estabelece protocolo com Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga

retende-se assinalar o Ano Europeu da Juventude com iniciativas que visam o desenvolvimento das políticas da juventude.


O Município de Guimarães vai estabelecer um protocolo de colaboração com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga (FAJUB), conforme proposta aprovada em reunião de câmara, no sentido de desenvolver políticas de juventude ajustadas aos direitos e necessidades dos Jovens do território. Pretende-se dar continuidade à Implementação de políticas de juventude, verdadeiramente participadas, co desenhadas e co construídas com os jovens e associações juvenis na área do distrito e, ainda, celebrar o Ano Europeu da Juventude 2022 com um impacto direto na juventude e no tecido associativo local. 

Neste protocolo está patente a integração do projeto FAJ22, com vista a criar uma política de coesão estratégica da juventude do distrito. Entre outros objetivos, realce para a cooperação com outros municípios com o objetivo de criar uma política de coesão estratégica da juventude do distrito; a promoção das Associações Juvenis e potencializar todos os intervenientes no projeto de ferramentas e conhecimento sobre os diferentes tópicos, assim como abordar temáticas prioritárias dos principais documentos estratégicos nacionais e europeus.

O Vereador da Juventude da Câmara de Guimarães, Nelson Felgueiras, destaca ainda o objetivo de “assinalar o ano Europeu da Juventude com laboratórios de discussão, formação e capacitação de dirigentes associativos, técnicos de juventude e decisores políticos para que possam implementar junto do seu público alvo as políticas que se irão desenvolver”. 

O projeto FAJ22 reflete os documentos criados pela Comissão Europeia, para reflexão, redefinição e criação de políticas de juventude ajustadas aos desafios apresentados em termos europeus na Estratégia Europeia da Juventude 2019/2027 e, de forma mais ampla, transcrita na Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.