Depois de dois anos de suspensão devido à pandemia de covid-19, o cortejo bíblico ‘Vós sereis o meu povo’, popularmente conhecido como a Procissão da Burrinha, sai às ruas de Braga esta quarta-feira à noite.

A saída do cortejo, organizado pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de São Victor, esta marcada para as 21h30. 

HISTÓRIA DO CORTEJO

O cortejo surge em evocação de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga.

Realizando-se inicialmente no primeiro domingo de Julho, foi, após um tempo de interregno, integrada na Semana Santa em 1960, tendo decorrido até 1973.

Retomada em 1998, deixando de lado o ideário devocional das Dores de Maria, centrou-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo. Um dos últimos quadros repete a tradicional Fugida para o Egipto, com a representação de Nossa Senhora da ‘burrinha’, o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem.

ITINERÁRIO

 Igreja de S. Victor –  Largo da Senhora-a-Branca – Avenida Central (lado norte) – Largo de S. Francisco – Rua dos Capelistas – Jardim de Santa Bárbara – Rua do Souto – Largo do Barão de S. Martinho – Avenida Central (lado sul) – Largo da Senhora-a-Branca – Igreja de S. Victor.