“Com estas medidas temos dos preços da eletricidade mais baratos da UE”

Ministro sublinhou que a medida de baixar o IVA de 13% para 6% não é a primeira tomada pelo Governo para travar preços da energia e revelou dados dos primeiros meses da implementação do mecanismo ibérico.

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, considerou, esta quarta-feira, que, no que diz respeito à energia, o pacote de apoio apresentado pelo Governonão é insuficiente.

Durante a entrevista dada ao jornalista Vítor Gonçalves na RTP3 sobre os desafios ambientais, fruto das alterações climáticas, que se colocam neste momento a Portugal, Duarte Cordeiro começou por apontar que “o pacote tem um valor de apoio de cerca de 2,4 mil milhões de euros até ao final do ano”. 

A medida de baixar o IVA de 13% para 6% nos primeiros 100 kWh consumidos em cada mês é uma das medidas incluídas no pacote que, segundo o ministro, “tem um impacto de 90 milhões de euros, que beneficia cerca de 87% dos consumidores, não é um número reduzido”, frisou, acrescentando que “esta não é a primeira medida” para travar o aumento dos preços da energia. 

Duarte Cordeiro aponta ainda que os dados revelam que o mecanismo ibérico, uma das medidas anteriormente tomadas, teve um benefício, nos primeiros dois meses, de”cerca de 150 milhões de euros” para as famílias, ou seja, uma “poupança de cerca e 16% para quem está exposto ao preço da eletricidade”.