Durante o processo, os burlões fazem-se passar pelos filhos das vítimas, através das mensagens de texto.
Uma nova tipologia de burla começa a apresentar-se como cada vez mais recorrente em território nacional. Whatsapp, Messenger ou Instagram são as novas plataformas preferidas dos criminosos para roubar dinheiro às vítimas, geralmente menos familiarizadas com o uso das novas tecnologias.
Durante o processo, os burlões fazem-se passar pelos filhos das vítimas, através das mensagens de texto, a quem pedem o envio de uma dada quantia monetária por via de uma transferência por MB Way.
Mas por que razão a mensagem inicial foi enviada a partir de um número de telemóvel desconhecido, questionam as vítimas? Porque, do outro lado, o alegado filho lhe disse que terá perdido o telemóvel.
“Sabia pormenores da família, como nomes”
Esta terça-feira de manhã, Pedro Ramos Bichardo, recebeu uma chamada da mãe, Graça Bichardo, a questionar se estava tudo bem. Tinha recebido umas mensagens, em nome do filho, a pedir dinheiro.
Alguém, que dizia ser Pedro, falava com a mãe através de outro número, dizia que estar com um problema no cartão, e precisava de 450 euros. Apenas o “português do Brasil” e uma forma de escrever diferenciada da do filho denunciaram a burla.
“A minha mãe foi apresentar queixa e eu partilhei o caso nas redes sociais e recebi muitas respostas de pessoas que foram mesmo burladas, inclusive casos em que quem burlou sabia pormenores da família, como nomes”, revela Pedro Ramos Bichardo.
Segundo confirmado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) à TVI, existe já várias queixas relativas a crimes desta natureza.
Ao Jornal i, fonte da Polícia Judiciária (PJ) também confirmou que o número destes casos de burla tem aumentado e que as estratégias utilizadas para extrair dinheiro às vítimas são cada vez mais diversas.
Em causa está uma realidade que surgiu, inicialmente, no Reino Unido, no ano passado. Nesse país, as perdas das vítimas ascendem a mais de um milhão e 700 mil euros.