Morreu o compositor Ryuichi Sakamoto

Morreu no passado dia 28 de março Ryuichi Sakamoto, mas só este domingo a equipa do compositor japonês anunciou o falecimento.

O músico que se notabilizou, entre outras obras, como autor da banda sonora do filme “O Último Imperador” tinha 71 anos.

A agência Kyodo divulgou um comunicado: “Enquanto fazia tratamento para um cancro diagnosticado em junho de 2020, Sakamoto continuou a criar trabalhos no seu estúdio, em casa, sempre que a saúde o permitia”.O funeral vai decorrer de acordo com “os fortes desejos” de Sakamoto, pelo que reunirá apenas familiares próximos. A data não foi revelada.

Nascido a 17 de janeiro de 1952 em Nakano, Tóquio, Ryuichi era filho de Kaziki Sakamoto, prestigiado editor da livreira nipónica Kawade Shobo Shinsha. Começou a estudar composição musical aos dez anos, confessando-se um eclético admirador dos Beatles e de Debussy.

Foi também ator. Em 1983, integrou, a par de David Bowie, o elenco de “Feliz Natal, Mr. Lawrence”, filme de guerra de contornos incomuns realizado por Nagisa Oshima, cujo trailer pode ver abaixo.