O Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, visitou a obra de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, na freguesia de São Paio de Arcos.

Durante a visita, foram explicados pormenores da obra pelo presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários, o Capitão António Ferreira, e pelo arquitecto responsável pelo projecto, José Manuel Carvalho Araújo, bem como a forma como o novo quartel irá funcionar nas diversas áreas que o compõem.

“Este é um projecto da maior importância para os Bombeiros Voluntários, mas também para a população e para a cidade. Há muito que a instituição lutava pelo novo quartel e, felizmente, estamos a poucos meses de vermos este sonho tornar-se realidade”, explicou João Rodrigues, ao mesmo tempo que justificou a visita pelo facto de este ter sido um processo que demonstra os ´bons resultados´ que se podem obter quando existe uma boa articulação entre as instituições e os seus responsáveis.

”Para o bom andamento deste projecto, foi essencial a estreita relação entre o Município e os Bombeiros Voluntários. A somar ao facto de passarem a ter um quartel mais funcional, confortável e moderno, junta-se a sua nova localização, que tem excelentes e francos acessos a qualquer zona da cidade. Este conjunto de novos atributos faz deste um equipamento de excelência”, disse.

O novo quartel de Bombeiros será composto por dois pavilhões interligados por uma zona coberta exterior para passagem das viaturas de socorro. O pavilhão operacional contempla, no piso térreo, a zona de parqueamento coberto das viaturas associado a uma zona de oficina e de lavagem, os balneários e sanitários dos operacionais femininos e masculinos, a sala de controlo, a sala de prontidão e uma zona de estar com uma copa de apoio.

No piso superior, encontram-se as camaratas associadas à zona de tratamento de roupas e lavandaria.

O pavilhão administrativo contempla, no piso térreo, o salão nobre, a secretaria geral com arquivo, instalações sanitárias feminina e masculina, uma arrecadação, a sala de fardamento, a secretaria do comandante e o gabinete do comandante, uma sala de reuniões e o gabinete de chefias e, no piso superior, encontram-se o gabinete da direcção, uma sala de reuniões, o arquivo geral, uma sala de arrumos, o gabinete médico, instalações sanitárias feminina e masculina e a sala de formação.