Novo circo, animação de rua e oficinas, são algumas das propostas do evento cultural que arranca esta sexta-feira em vários locais do concelho.
Novo circo, animação de rua e oficinas. Estas são algumas das 14 propostas gratuitas inseridas no programa da 8ª edição do Encontrate Amares. O evento de arte contemporânea, promovido pelo CDRC – Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense e que conta com o apoio do Município de Amares, acontece entre esta sexta-feira e sábado em vários locais do concelho.
A RUM conversou com o diretor artístico, Fernando Almeida, que fala numa oportunidade de os amarenses, e não só, contactarem com projetos nacionais e internacionais. O responsável refere que no concelho o “acesso `
a participação cultural ainda é escassa”, logo este projeto pretende colmatar essa lacuna através de diferentes propostas e dimensões.
O evento que acontece de dois em dois anos, quer provocar os espetadores a encontrarem novos modos de ver e relacionar as coisas, além de promover momentos de diálogo.
O Encontrarte Amares arranca pelas 18h00, com uma oficina de malabarismo dirigida a jovens entre os 9 e os 12 anos, no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Pelas 21h15, a Delegação de Amares da Cruz Vermelha e a Casa da Botica promovem a exposição coletiva “Da Confluência”, que conta com mais de 40 artistas. A noite termina, pelas 22h00, com um concerto do projeto musical ´Tons de Amares`, que é constituído por jovens da região: Ricardo Costa e José Santos. O coletivo vai revisitar alguns dos “incontornáveis nomes do Pop rock nacional e internacional”.
Sábado, o destaque vai para o ´Projeto EZ”, agendado para as 21h00, no Largo D. Gualdim Pais. “Este projeto propõe a construção de um mundo de Fita Cola, onde todo o imaginário se move à volta desta. Um veículo, um músico, dois atores propõem a entrada nesta fantasia a todos que queiram libertar-se da rotina do afastamento”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
Da parte da manhã, pelas 10h30, na Biblioteca Francisco Sá de Miranda, está previsto o espetáculo ´WeTumTum` para bebés. A oitava edição da iniciativa, que conta com o apoio do Município de Amares, termina no CACI – Valoriza com uma celebração musical a cargo do DJ Marmota Azul.
– Fique a conhecer a programação completa-
Sexta feira, 28 julho:
18h
CACI – Valoriza
Oficina de malabarismo
21h15
Cruz Vermelha Portuguesa e Casa da Botica
Exposição coletiva
21h30
Cruz Vermelha Portuguesa
Animação de rua
22h
Casa da Botica
Tons d´Amares
Sábado, 29 de julho:
10h30
Biblioteca Francisco Sá de Miranda
WeTumTum
Espetáculo para bebés e famílias
15h
Largo D. Gualdim Pais
Nordestiny´s
Novo Circo
15h30
Solar das Bouças
Exposição coletiva
16h
Solar das Bouças
Música
18h
CACI – Valoriza
Cinema
18h15
CACI – Valoriza
Cinema Expandido
19h15
Largo D. Gualdim Pais
Circo Contemporâneo
20h15
CACI – Valoriza
Fogo do Conselho
Encontro
21h
Largo D. Gualdim Pais
Projeto EZ
Animação itinerante
22h
Casa da Botica
Marmota Azul
Música (DJ)