A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje a existência de três novos casos de sarampo na região Norte, um homem e duas mulheres, com idades entre os 18 e os 25 anos, que estão “clinicamente estáveis”.

Em comunicado, a DGS refere que os três novos casos foram confirmados entre segunda e quarta-feira.

“Os novos casos encontram-se clinicamente bem e fora do período de infecciosidade”, garante a direção-geral, acrescentando que os casos foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A origem destes casos está em investigação, bem como estão a ser identificados os contactos próximos na comunidade e aplicadas medidas de controlo, acrescenta a DGS.

“A DGS e a rede de Autoridades de Saúde, em colaboração com o INSA e com os profissionais de saúde, estão a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos”, lê-se no comunicado.

Estes três casos somam-se a outros três já identificados anteriormente.

Na nota de hoje, a DGS refere que desde o dia 11 de janeiro foram confirmados seis casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e quatro no Norte.

Aproveitando para apelar à vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808 24 24 24.