Projeto “Braga Limpa” vence programa Bem Comum 2024

Iniciativa promove reciclagem, compostagem e educação ambiental entre jovens

O projeto “Braga Limpa” foi o grande vencedor da edição de 2024 do programa Bem Comum, promovido pela Braga 25, que visa capacitar jovens dos 14 aos 18 anos a pensar democraticamente e agir politicamente nas suas comunidades. A apresentação do projeto vencedor decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre, com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.

“O Bem Comum é um projeto fundamental para a promoção de uma cidadania mais ativa e participativa entre os jovens”, referiu Carla Sepúlveda, destacando a importância de “levar estes projetos às escolas, envolvendo os jovens em temas e valores essenciais para a comunidade, como o ambiente e a participação cívica”. A vereadora acrescentou que o programa “faz a diferença e é um projeto para continuar”.

Na edição piloto de 2023, o Bem Comum envolveu mais de 400 jovens de nove escolas do concelho de Braga. O projeto vencedor deste ano, “Braga Limpa”, tem como objetivo promover a reciclagem, a compostagem e a educação ambiental, incluindo o aproveitamento de biorresíduos valorizáveis na economia circular.

Além do “Braga Limpa”, destacou-se o projeto “Liberta as tuas Ideias!”, um jornal comunitário destinado a envolver jovens de diferentes agrupamentos de escolas, reforçando a importância dos media na democracia, promovendo competências e literacia mediática e fortalecendo laços na comunidade. Este projeto nasceu de uma ideia desenvolvida nas oficinas e contou com os contributos dos jovens participantes no “Fora do Comum”.

Andreia Martins, coordenadora do projeto, sublinhou que “o Bem Comum é um exercício coletivo que promove a democracia e o empreendedorismo entre os jovens”.

A sessão contou ainda com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, que expressou “muita satisfação com o tema do projeto vencedor Braga Limpa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here