Obra de Baixa Tensão Subterrânea Melhora Segurança e Estabilidade Energética
A Câmara Municipal de Braga, em colaboração com a E-Redes, concluiu a remoção dos fios elétricos aéreos no Parque da Ponte, situado no sopé do Monte do Picoto. Esta intervenção foi substituída por uma instalação de baixa tensão subterrânea, com o objetivo de melhorar a gestão da rede e as condições de segurança, especialmente durante eventos de grande concentração, como as Festas do São João de Braga.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, esta era uma medida há muito reivindicada para resolver a incapacidade de resposta energética em períodos de elevado consumo, um problema que também trazia preocupações de segurança. “Com esta solução, conseguimos um fornecimento estável de energia que já demonstrou ser eficaz durante o São João deste ano, satisfazendo as necessidades de comerciantes e organizadores”, afirmou o autarca.
A obra, executada em 30 dias, representou um investimento de cerca de 30 mil euros por parte da E-Redes. Esta intervenção não só reforçou a qualidade do serviço elétrico na área, aumentando a capacidade e resiliência da rede, como também garantiu a disponibilidade de energia para futuros eventos.
A nova infraestrutura, em funcionamento desde junho, foi visitada no dia 18 de julho por representantes da E-REDES e pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, para assinalar a conclusão e entrada em operação do projeto.