Laboratório de Automação e Robótica destaca-se em Eindhoven com soluções inovadoras em inteligência artificial
O Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) participou com distinção no RoboCup 2024, o maior evento de robótica do mundo, que teve lugar em Eindhoven, Holanda. Este evento científico reuniu cerca de 2.500 participantes de 55 países, divididos em cinco ligas principais.
A equipa da UMinho, composta por dois docentes e dez alunos, competiu em duas categorias: a liga de Futebol Robótico Middle Size League, com cinco robôs de até 40 kg, e a liga RoboCup@Home, com o robô CHARMIE. O professor Fernando Ribeiro, acompanhado pelo professor Gil Lopes e os alunos Tiago Ribeiro, Bruno Silva, Renata Martins, Inês Garcia, Diogo Martins, António Ribeiro, Carolina Lopes, Rúben Silva, Tiago Oliveira e Rui Martins, liderou a equipa.
A participação da UMinho foi marcada pelo 6.º lugar na competição de futebol robótico, entre nove equipas, e pelo 1.º lugar no Scientific Challenge. Neste desafio, a equipa apresentou uma solução inovadora para o cálculo da localização dos robôs utilizando inteligência artificial, um avanço significativo que já está a ser considerado por outras equipas.
O professor Fernando Ribeiro destacou o empenho e a dedicação da equipa, que trabalhou intensamente para adaptar os robôs às condições específicas da competição. “Muitas novidades científicas foram alcançadas, especialmente na forma como os robôs se localizam no campo, o que nos valeu o 1.º lugar no Scientific Challenge”, frisou.