Fábio “Cigano” capturado em operação policial internacional após fuga da prisão.
Fábio Loureiro, mais conhecido como Fábio “Cigano”, um dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi detido no domingo à noite, na cidade de Tânger, em Marrocos, pelas autoridades locais. A captura ocorreu no âmbito da “Operação Retorno”, uma ação coordenada entre a Polícia Judiciária portuguesa, a polícia marroquina, através da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST), e a Cuerpo Nacional de Policia (CNP) de Espanha.
De acordo com um comunicado da Polícia Judiciária, as autoridades portuguesas obtiveram informações credíveis de que o fugitivo estaria em Marrocos, o que desencadeou a operação que resultou na sua captura em menos de 24 horas. Fábio Loureiro será agora apresentado às autoridades judiciais marroquinas, com vista à sua extradição para Portugal, onde deverá cumprir a pena de 25 anos de prisão a que estava condenado.
Fábio “Cigano” havia sido condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão. A sua fuga da prisão, ocorrida a 7 de setembro, levou à emissão de mandados de detenção internacional para os cinco reclusos envolvidos. A Polícia Judiciária, desde então, desenvolveu uma investigação contínua em colaboração com as autoridades espanholas para localizar os fugitivos.