Município homenageia atletas, treinadores, dirigentes e eventos desportivos que se destacaram em 2023/2024

O Município de Braga prestou uma vez mais tributo à excelência desportiva, durante a XI Gala do Desporto, que decorreu no Forum Braga. O evento reconheceu o mérito de atletas, treinadores, dirigentes e árbitros que se distinguiram a nível nacional, europeu e mundial na época desportiva 2023/2024, entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024. Além disso, foi também premiado o melhor evento desportivo do ano, numa cerimónia que celebrou diversas modalidades e seus protagonistas.

Tânia Patrão, árbitra de futebol desde 2014, foi galardoada como melhor árbitra, tendo feito história ao ser a primeira mulher a dirigir a final masculina da Supertaça de Futebol da Associação de Futebol de Braga. Na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído a Ricardo Vieira, treinador da equipa de basquetebol em cadeira de rodas da APD Braga, que conquistou todos os títulos nacionais na época 2023/2024, incluindo o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça.

Carlos Matos, presidente do ABC de Braga/UMinho desde 2021, foi distinguido como melhor dirigente desportivo, após liderar o clube bracarense, com uma carreira destacada no andebol nacional tanto como jogador quanto como dirigente.

O prémio de Mérito e Excelência foi entregue a Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, em reconhecimento pelo seu contributo para o desporto em Portugal.

O evento desportivo do ano, escolhido pelos bracarenses através de votação online, foi o 8º Braga CUP, um torneio de futebol infantil que recebeu 85 equipas de 45 clubes e contou com a participação de mais de 1.500 atletas.

A XI Gala do Desporto de Braga destacou ainda os feitos de atletas e clubes em várias modalidades, desde o basquetebol, boccia e patinagem, até ao boxe, taekwondo, bilhar e atletismo, demonstrando a diversidade e riqueza do panorama desportivo bracarense.