Ana Santos (PSD) pediu apoio da Infraestruturas de Portugal para desbloquear projeto essencial para a mobilidade em Braga
O Ministério das Infraestruturas solicitou à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) que preste apoio ao Município de Braga na conclusão das obras da Variante do Cávado. A informação foi prestada no Parlamento pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, em resposta a uma questão colocada pela deputada Ana Santos (PSD).
O governante esclareceu que, embora a IP não tenha competência para realizar obras em vias municipais, já foi pedido o seu envolvimento no projeto. A deputada Ana Santos reforçou a importância desta infraestrutura, destacando que a variante ajudará a descongestionar o trânsito da cidade, ao funcionar como alternativa à EN14, que atravessa Braga e absorve tráfego intenso vindo dos concelhos a norte e das zonas industriais.
Uma solução para reduzir o congestionamento
A Variante do Cávado, com um sublanço de 3,6 quilómetros, deverá iniciar-se no Nó de Ferreiros e permitirá desviar grande parte do tráfego que atualmente atravessa o centro da cidade. A deputada sublinhou que a infraestrutura ligará os principais nós da autoestrada em Braga a polos estratégicos de mobilidade e vias intermunicipais, reduzindo o impacto do congestionamento urbano.
Projeto do BRT e permuta da Avenida António Macedo
Além da Variante do Cávado, Ana Santos alertou para a necessidade de permutar a tutela da Avenida António Macedo para o Município de Braga, o que poderá acelerar a concretização do projeto BRT (Autocarro de Transporte Rápido), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A deputada tem vindo a pressionar o Governo para reforçar os investimentos na mobilidade da cidade, tendo já levado à Comissão Parlamentar de Economia, em julho de 2024, o tema do Nó de Infias e os desafios da circulação na EN14.