Ciclista português esperou adversário caído na final de omnium e foi reconhecido com o galardão “Spirit of Fair Play”
O ciclista português Iúri Leitão foi hoje distinguido com um prémio europeu de fair-play, após o gesto de desportivismo protagonizado durante a final de omnium nos Jogos Olímpicos Paris2024. A distinção foi anunciada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Natural de Viana do Castelo e atleta da equipa espanhola Caja Rural, Iúri Leitão foi agraciado com o prémio na categoria Spirit of Fair Play, atribuído pelo European Fair Play Movement, na sequência de uma proposta apresentada pelo IPDJ.
O episódio que motivou a distinção ocorreu a 8 de agosto de 2024, no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines. Durante a final da prova de omnium, Leitão disputava intensamente o ouro com o francês Benjamin Thomas, que caiu a 25 voltas do fim. Em vez de aproveitar a situação, o português optou por abrandar e garantir que o adversário estava bem, permitindo que a luta pelo título prosseguisse em igualdade.
“Ele cometeu um erro e caiu. Senti que seria injusto vencer assim. Quis certificar-me de que estava bem e que podíamos continuar a nossa batalha”, explicou Leitão, sublinhando o espírito de justiça e desportivismo que motivou a sua atitude.
O ciclista acabaria por conquistar a medalha de prata nessa prova, e dois dias depois, ao lado de Rui Oliveira, conquistaria o ouro na prova de madison – a única medalha de ouro de Portugal em Paris2024 e a primeira de sempre fora do atletismo.