Enfermeira paraquedista no Ultramar foi distinguida pelo município pelo seu percurso de coragem e resiliência. Autarquia homenageou 50 personalidades e instituições pelo contributo para o desenvolvimento local.
No âmbito das comemorações dos 40 anos da elevação de Famalicão a cidade, o município atribuiu, esta quarta-feira, 9 de julho, a Medalha de Honra da Cidade — o mais alto galardão municipal — a Rosa Serra, enfermeira paraquedista que integrou o primeiro corpo feminino das Forças Armadas, servindo entre 1969 e 1973 na Guerra do Ultramar.
A distinção, entregue numa cerimónia marcada pela emoção, reconhece “um percurso notável, marcado pela coragem, entrega e superação”. Natural de Ribeirão, Rosa Serra partiu jovem para servir o país. Agora, de regresso à sua terra natal — onde foi calorosamente recebida por antigos colegas, ex-combatentes e representantes autárquicos — afirmou-se “comovida pelo reconhecimento”.
“É um orgulho ser reconhecida na minha terra. Este momento é um símbolo de missão cumprida”, afirmou Rosa Serra, que atualmente reside no concelho de Cascais.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, classificou a homenagem como “um ato de justiça”.
“É um orgulho para Famalicão ter no seu seio exemplos como o de Rosa Serra, que engrandecem a nossa história e identidade coletiva”, destacou o autarca.
50 homenagens em diversas áreas
Além da Medalha de Honra, foram distinguidas outras 49 personalidades e entidades famalicenses com Medalhas de Mérito Municipal, nas categorias de Autárquico, Benemerência, Cultural, Científico, Desportivo e Económico. Entre os homenageados destacam-se:
- Autárquico: Presidentes de Junta em fim de mandato e cidadãos com serviços públicos relevantes.
- Benemerência: Associação Gerações.
- Cultural: Professor Carlos Gomes (Arteduca), escritor Jorge Reis-Sá, camiliano José Manuel Oliveira, fotógrafo Libório Silva, pintora Maria Filomena Pereira, professora Helena Pereira e arquiteta Marta Vilarinho de Freitas.
- Ciência: Primeiro-Tenente Eng. Pedro Castro Fernandes, pelo contributo tecnológico no setor marítimo.
- Desporto: Miguel Ribeiro (FC Famalicão), associações culturais e desportivas da região.
- Económico (a título póstumo e coletivo): Empresários fundadores das empresas Gabriel Couto, ACA, Campicarn, e outras empresas de destaque no tecido económico local.
Cidade em crescimento
Durante a cerimónia, Mário Passos sublinhou o percurso de afirmação de Famalicão ao longo das últimas quatro décadas, apontando a cidade como “cosmopolita, dinâmica e empreendedora”.
“O que fizemos até aqui é admirável, mas o melhor ainda está para vir. Estamos juntos na construção de um futuro com ambição e sustentabilidade”, afirmou o autarca.
As celebrações integraram ainda a inauguração da Vila — nova residência de estudantes do concelho, e um Sarau Sénior, que reuniu mais de mil participantes no Parque de Sinçães.