A Apple prepara-se para apresentar a série iPhone 17 no seu evento anual de lançamento de produtos, agendado para 9 de setembro. A nova geração de smartphones poderá representar um ponto de viragem na Europa, ao abandonar em definitivo o suporte para cartões SIM físicos, apostando apenas na tecnologia eSIM.
Segundo informações avançadas pelo MacRumors, funcionários de lojas de retalho em vários países da União Europeia estão a receber formação específica sobre o funcionamento e gestão de iPhones apenas com eSIM. Estas sessões decorrem até 5 de setembro, o que reforça a ideia de que a Apple está prestes a dar este passo no mercado europeu.
Embora já se soubesse que o iPhone 17 Air teria um design mais fino sem ranhura para SIM físico, os novos rumores apontam para que toda a série iPhone 17 venha equipada exclusivamente com eSIM.
Nos EUA, este modelo de funcionamento já é realidade desde o iPhone 14, lançado em 2022, mas a mudança agora alargada ao mercado europeu pode marcar o início de uma nova estratégia global.
A transição deverá facilitar o processo de ativação de serviços móveis, aumentar a segurança e contribuir para designs ainda mais compactos. No entanto, também poderá gerar resistência por parte de utilizadores e operadoras menos familiarizados com o eSIM