Certame Lusitano de Tunas Académicas regressa entre 5 e 7 de dezembro com cinco tunas a concurso e um ambiente festivo marcado pelo espírito de Natal
A 30.ª edição do Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas está de regresso ao Theatro Circo, em Braga, trazendo um formato renovado e um ambiente totalmente inspirado na quadra natalícia. O festival decorrerá de 5 a 7 de dezembro, estendendo-se por mais um dia e incluindo um concerto especial de Jorge Palma que marcará o arranque das celebrações.
Um festival “fora da caixa” para celebrar 30 edições
Na apresentação oficial, realizada esta quinta-feira, Frederico Sequeira, presidente da Azeituna – Tuna da Universidade do Minho, garantiu que esta será uma edição “completamente diferente e fora da caixa”, unindo várias gerações de Azeitunos para criar um Celta “memorável” e devolvendo ao palco uma temática que há muito não ganhava protagonismo: o Natal.
O Theatro Circo prepara-se, assim, para assumir uma atmosfera festiva que reforça o caráter cénico e emocional das atuações deste evento cultural emblemático da cidade.
Jorge Palma abre o festival com concerto gratuito
Pela primeira vez, o festival arranca a uma sexta-feira, dia que será dedicado a um concerto gratuito de Jorge Palma, no Theatro Circo. A atuação coincide com as celebrações de São Geraldo, Padroeiro de Braga e primeiro arcebispo da cidade, marcando simbolicamente o início das festividades e desta edição histórica do Celta.
Tunas a concurso competem sábado e domingo
A programação competitiva decorrerá entre sábado e domingo, com atuações das tunas participantes:
- Estudantina Universitária de Coimbra (EUC)
- Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST)
- Estudantina Universitária de Lisboa (EUL)
- Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (TAIPCA)
- Tuna Académica de Lisboa (TAL)
- Tuna Universitária do Minho (TUM) – atuação extra, fora de concurso
As tunas concorrem nas categorias tradicionais:
Melhor Bandeira, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Solista, Melhor Apresentação, 2.ª Melhor Tuna, Prémio Sagres, Tuna Mais Tuna e Melhor Tuna.
Um dos eventos culturais mais marcantes de Braga
Com três décadas de história, o Celta afirma-se como um dos festivais académicos e culturais mais importantes de Braga, juntando gerações, tradições, música e espetáculo num ambiente único. A edição deste ano promete ser uma das mais especiais de sempre, combinando a essência tuna com o espírito festivo do Natal.
































