Portugal conquista título europeu de andebol em cadeira de rodas com equipas de quatro

Seleção nacional venceu França na final e assegurou pleno de vitórias na primeira edição do Campeonato da Europa ACR4

Portugal sagrou-se hoje campeão europeu de andebol em cadeira de rodas, ao derrotar a França por 2-1 na final da primeira edição do Campeonato da Europa com equipas de quatro atletas (ACR4), realizado em Vilnius, Lituânia. A seleção orientada por Danilo Ferreira terminou a competição com cinco vitórias em outros tantos jogos.

O encontro decisivo foi resolvido na ‘negra’, com parciais de 7-6, 9-10 e 7-0, tendo João Jerónimo sido o melhor marcador, com 14 golos, quatro acima do francês Fatih Cuhadar. Portugal já tinha vencido a França na terceira jornada da fase de grupos por 2-0, resultado que se repetiu nas partidas contra Roménia e Espanha, assim como nas meias-finais frente à Croácia.

No jogo de atribuição do bronze, a anfitriã Lituânia venceu a Croácia por 2-1. Com a vitória na final, Portugal garantiu também a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, depois de ter ficado em sétimo lugar na estreia da competição, em 2024, no Egito.

O andebol em cadeira de rodas é disputado à melhor de três parciais entre equipas mistas, com duas partes de 10 minutos cada. Na variante com quatro atletas (ACR4), deve haver pelo menos uma mulher em campo a tempo inteiro. Portugal já possui histórico de sucesso na vertente com seis atletas (ACR6), com títulos mundiais e europeus, incluindo o Campeonato Europeu de 2022 em Leiria e várias medalhas desde 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here