Morreu Olga Cardoso, a eterna “Amiga Olga” da rádio e televisão portuguesa

Figura icónica da comunicação social tinha 91 anos e não resistiu a um AVC sofrido esta semana

Uma carreira que marcou gerações

Olga Cardoso, histórica voz da Rádio Renascença e apresentadora do popular programa “Despertar”, morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 91 anos, na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido no início da semana. A notícia foi confirmada pelo locutor António Sala, companheiro de antena durante quase duas décadas.

Natural de Miragaia, Porto, Olga iniciou-se na comunicação aos 15 anos, dando voz a radionovelas. Em 1964, entrou para a Rádio Renascença, onde construiu uma carreira de referência. O grande reconhecimento chegou com o programa “Despertar”, que apresentou com António Sala durante 17 anos, tornando-se um fenómeno de popularidade.

Do rádio à televisão

Em 1993, estreou-se na TVI com o concurso “A Amiga Olga”, que reforçou a sua ligação afetiva ao público. A sua voz jovial e gargalhada única acompanharam milhares de manhãs, criando uma relação de proximidade rara com os ouvintes e telespectadores.

Últimos dias e cerimónias fúnebres

Olga Cardoso sofreu um forte AVC na segunda-feira e foi internada no Hospital de Santo António, no Porto, onde acabou por falecer. Em 2022, revelou publicamente que vivia com a doença de Parkinson, diagnosticada aos 80 anos.

O velório realiza-se na capela do Centro Funerário da Lapa, no Porto, a partir das 10h00 de quinta-feira, seguindo-se o funeral às 15h00 e a cremação. A missa de 7.º dia está marcada para 9 de dezembro, às 19h00, na Igreja da Lapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here