Sporting de Braga vence Gil Vicente e apura-se para ‘oitavos’ da Taça de Portugal

O Sporting de Braga apurou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer em casa o Gil Vicente, por 1-0, em jogo da quarta eliminatória.

Ricardo Horta marcou, aos oito minutos, o único golo da partida e permitiu aos vencedores da competição em 1966 e 2016 seguir em frente na prova.

Os Gverreiros do Minho entraram melhor na partida e mostraram desde cedo superioridade em relação ao adversário. O primeiro e único golo do jogo surgiu logo ao minuto oito, do pé direito de Ricardo Horta. Após um cruzamento atrasado de Ricardo Esgaio, o 21 dos bracarenses surgiu solto de marcação e, com um remate indefensável, atirou para o fundo das redes.

Poucos instantes depois, os arsenalistas tiveram duas grandes oportunidades para aumentar a vantagem. Inicialmente, o autor do primeiro golo ficou perto de marcar após um cruzamento de Paulinho à esquerda. Passados dois minutos, após uma tentativa de intercetar um cruzamento, o gilista Rúben Fernandes quase colocou a bola na própria baliza.

O segundo tempo iniciou com mais duas chances a favorecer a equipa comandada por Ricardo Sá Pinto. Tanto o cabeceamento de Paulinho como o remate de Bruno Viana foram travados pelo guardião barcelense Denis.

A formação de Barcelos foi em busca do empate, e teve algumas oportunidades que poderiam ter sido concretizadas. Contudo, nenhuma encontrou o caminho do golo e o resultado manteve-se inalterado até ao apito final. Os minhotos adquiriram, assim, o passaporte para a próxima eliminatória da competição.

O Sporting de Braga é a terceira equipa da I Liga apurada para os oitavos de final, juntamente com Santa Clara e Famalicão. Leixões e Académico de Viseu são para já os representantes da II Liga, e o Sertanense e o Sporting de Espinho são equipas do Campeonato de Portugal na próxima ronda.

Declarações de Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-0) sobre o Gil Vicente no jogo a contar para a 4ª eliminatória Taça de Portugal.

«Mais um grande guarda-redes que passou pela pedreira. Defendeu tudo. A reação do Gil Vicente na segunda parte não justifica outro resultado. Houve outra postura do adversário porque não havia nada a perder. Fomos uns justos vencedores em tudo, fomos melhores em tudo de princípio ao fim. Hoje em dia não há jogos fáceis e Taça é isto.

Este tornou-se um jogo em que o resultado não esteve definido até ao final por culpa própria. Criámos não sei quantas oportunidades, enquanto o adversário criou uma e isso não é suficiente para se levar daqui mais alguma coisa.

É uma competição a eliminar e na qual queremos ir o mais longe possível. Respeitamos todos os adversários, independentemente das divisões em que militam.  Apresentei uma equipa que achei que era a melhor para jogar este jogo. Para mim não há um onze fixo porque temos um plantel de qualidade, com muita gente à espera da sua oportunidade.»

Declarações de Vitor Oliveira, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Sp. Braga, para a Taça de Portugal:

«Por aquilo que as duas equipas fizeram ao longo dos 90 minutos que o prolongamento reporia alguma justiça. Fizemos 15 minutos abaixo do que estava mos à espera, cometemos um erro gravíssimo que deu o golo do Braga, mas depois equilibramos.

Na segunda parte, fomos melhores que o Braga. Subimos as linhas, recuperamos as bolas mais à frente, o que levou a chegar à área com frequência. Aí falhamos, nos últimos 20 metros tivemos muitas dificuldades em tomas as decisões e podíamos ter chegado ao empate, mas não tivemos a qualidade que desejaríamos.

Veja aqui os melhores momento do derby a contar para a 4ª Eliminatória da taça de portugal: