O gnration, espaço cultural da cidade de Braga, marca o regresso à atividade com um programa cultural bimestral, alteração imposta pela situação pandémica. Do programa para os meses de julho e agosto fazem parte a sexta edição do ciclo “Julho é de Jazz”, a quinta edição do “Cinema no Pátio”, uma nova exposição e oito residências artísticas.

A 3 de julho, o saxofonista britânico Andy Sheppard vai juntar-se ao baterista português Mário Costa para um concerto único a convite do gnration e que marcará o arranque da sexta edição do ciclo “Julho é de Jazz”, que este ano terá concertos distribuídos pelas primeiras quatro sextas-feiras do mês.

A 10 de julho será a vez do quarteto de luxo formado por Rodrigo Amado (saxofone), Ricardo Toscano (saxofone), João Lencastre (bateria) e Hernâni Faustino (contrabaixo).

Outro concerto encomendado pelo gnration vai proporcionar um encontro entre duas diferentes gerações do jazz português. O pianista João Paulo Esteves da Silva subirá ao palco da blackbox com o baterista João Paulo Esteves da Silva na noite de 17 de julho.

O encerramento do ciclo Julho é de Jazz caberá aos Lokomotiv a 24 de julho. Os bilhetes custam 7 euros para cada concerto ou 25 euros para todos os concertos. Os concertos têm início pelas 22h00.

Ainda para o mês de julho, a galeria do gnration acolherá uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela. A exposição inaugura a 3 de julho e estará patente até 3 de outubro. A entrada é gratuita.

Em agosto, o gnration voltará a receber sessões de cinema ao ar livre com a quinta edição do Cinema no Pátio, que apresentará quatro filmes que se debruçam sobre a viagem como uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. “Viagem a Itália”, de Roberto Rosselini, “Nostalgia”, de Andrei Tarkovsky, “Em Trânsito”, de Christian Petzold, e “Ao Correr do Tempo”, de Wim Wenders, são os quatros filmes a que o público poderá assistir gratuitamente nas noites de 6, 13, 20 e 27 de agosto, respetivamente. As exibições arrancam pelas 21h30.

Ao longo de julho e agosto, o gnration acolherá também oito residências artísticas resultantes do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão, iniciativa do gnration destinada a artistas ou coletividades do distrito de Braga que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da música, arte e tecnologia.