A crise na cadeia de abastecimento a nível mundial está a afetar os mais diversos setores de atividade. Desta vez, restaurantes KFC na Austrália e McDonald´s no Japão estão com pouco frango e batatas fritas, o que leva a que estes itens tenham que ser reduzidos nos menus.

As duas cadeias de fast food estão a enfrentar problemas severos de abastecimento, que atribuem à crise mundial no setor dos transportes de mercadorias, revela a ‘CNN’.

No KFC na Austrália, a cadeia teve que remover temporariamente alguns itens da lista em certos locais do país, principalmente devido à escassez de uma das suas mais importantes matérias-primas, o frango fresco.

“Estamos trabalhando com vários fornecedores para mitigar o impacto e fornecer suporte, mas esperamos algumas interrupções nas próximas semanas”, disse um porta-voz da empresa à CNN Business.

No Japão a McDonald’s viu-se obrigada a parar de vender porções médias e grandes de batatas fritas, estando atualmente a vender apenas porções pequenas em cerca de 2.900 pontos de venda em todo o país durante o mês de janeiro.

A cadeia de fast food acredita que a escassez vai continuar durante todo o mês de janeiro, derivado principalmente dos problemas decorrentes das inundações perto do porto de Vancouver, no Canadá, que é responsável por grande parte das importações de batatas da América do Norte.

A Mcdonald´s disse em comunicado, segundo a ‘CNN’, que se encontram a “arranjar novos canais de distribuição” para garantir um fornecimento estável de batatas no futuro, e que pretendem retomar a normalidade com a maior brevidade possível.

Outro exemplo é a popular cadeia britânica Nando´s que se viu obrigada a encerrar restaurantes em 2021 por falta de frango para um dos principais pratos da marca. O Reino Unido também enfrenta problemas com a crise na cadeia de abastecimento.