Um vírus experimental que elimina o cancro foi administrado pela primeira vez a um paciente num novo ensaio clínico, de acordo com a Science Alert. O ensaio clínico espera descobrir uma nova forma de combater os cancros no corpo humano.

O candidato a medicamento denomina-se CF33-hNIS e é um vírus geneticamente modificado que foi concebido para infetar e matar as células cancerígenas.

Eventualmente, a célula infetada rebenta, libertando milhares de novas partículas de vírus que atuam como antigénios, estimulando o sistema imunitário a atacar as células cancerígenas que estão mais próximas.

Investigações anteriores em animais mostraram que o medicamento pode reforçar o sistema imunitário desta forma para caçar e destruir células cancerígenas, mas até agora não tinha sido feito nenhum teste em humanos.

O primeiro teste em humanos foi anunciado pelo City of Hope, um centro de investigação em Los Angeles, e pela empresa Imugune que estão a desenvolver em conjunto este medicamento.

“A nossa investigação anterior demonstrou que os vírus oncolíticos podem estimular o sistema imunitário a responder e matar o cancro, bem como estimular o sistema imunitário a ser mais sensível a outras imunoterapias”, sublinhou o principal investigador do City of Hope, Daneng Li.

No total, espera-se que se 100 pessoas participem neste ensaio clínico.