“São João Hoje” – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense é o projeto de reinterpretação das sonoridades sanjoaninas que a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) se prepara para apresentar este ano. 

A reinterpretação dos temas tradicionais das Festas de São João de Braga são o mote do projeto “São João hoje”, cujo trabalho foi desenvolvido ao longo destes dois últimos anos e que pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI.

A par da revisitação das sonoridades musicais, o projeto tem continuidade num livro, de forma a que seja possível preservar a cultura tradicional associada ao património imaterial das Festas.

O livro é, inclusive, uma ferramenta pedagógica para que todos possam aprender a cantar e a entoar as músicas que não podem faltar no São João de Braga. 

Esta é uma das grandes novidades para 2022 e é um projeto que conta com a coordenação musical de Daniel Pereira Cristo e a colaboração de muitas vozes e personalidades bracarenses.

Esta apresentação marcará o arranque oficial das Festas, na noite de 15 de junho, coincidindo com o momento já conhecido como “Faça-se Luz”.

Para Firmino Marques, presidente da AFSJB, “esta marca será de especial importância para a defesa e preservação das nossas marcas identitárias e culturais.  A par desta novidade, já se vêm pelas ruas as típicas ornamentações e decorações sanjoaninas, em alguns espaços emblemáticos da cidade.