Serviço estará encerrado desde as 8h de quarta-feira, dia 22 de junho, até às 8h de quinta-feira, dia 23 de junho.

O Hospital de Braga fez saber, em comunicado, que o seu Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado durante 24 horas, no período entre as 8h desta quarta-feira e as 8h de quinta-feira.

Em causa está a “impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias”.

No que diz respeito à restante semana, o Hospital assegura o funcionamento da Urgência desta especialidade em todos os dias, excetuando domingo, dia 26 de junho.

“É importante referir que as escalas não se encontram fechadas, pelo que o Conselho de Administração está a envidar todos os esforços para assegurar o funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia neste dia”, pode ler-se.

Recorde-se que este serviço de urgência tem sofrido vários problemas durante a ultima semana devido a este mesmo problema. O Hospital de Braga perdeu cinco médicos obstetras por aposentação ou rescisão desde outubro de 2021.

O Conselho de Administração ressalva que realiza diariamente todos os esforços com a finalidade de manter assegurada a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região e que está a trabalhar de forma articulada com outros hospitais da região, de forma a que a resposta aos utentes seja garantida pela rede de instituições do Serviço Nacional de Saúde. 

O Hospital de Braga pede aos utentes que , em caso de urgência, contactem a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e que se dirijam a um dos outros Hospitais da Região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Famalicão e Viana. Em casos de maior complexidade, os Utentes devem dirigir-se ao Centro Hospitalar de São João.