A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) disse hoje que as forças de segurança da Tanzânia continuam a cometer abusos contra o povo massai, que foi expulso das suas terras para criar uma reserva de caça.

“A expulsão pela Tanzânia dos massais das suas terras tradicionais foi devastadora e põe em risco a sobrevivência da sua cultura”, lê-se na nota da HRW, citada pela agência espanhola de notícias, a Efe.

Denunciando as “táticas abusivas” das autoridades, a HRW diz que “o Governo devia deixar de apoderar-se da terra massai e adotar um modelo de conservação que respeite os direitos das comunidades afetadas”.

A denúncia dos ativistas surge cerca de um ano depois da violência que deflagrou em junho de 2022 em Loliondo, no distrito de Ngorongoro, no norte do país, no seguimento dos protestos quando as autoridades declararam 1.500 quilómetros quadrados de território como “reserva de caça” e começaram a expulsar os habitantes.

A polícia usou gás lacrimogéneo e munições reais nessa altura, ferindo dezenas de massais, lembra a Efe, assinalando um manifestante e outro polícia mortos nesses confrontos.