O condutor da viatura onde se encontrava o material foi detido.

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no domingo, 93 maços de tabaco e 129 raspadinhas na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária em Quarteira. O condutor da viatura onde se encontrava o material foi detido.

Durante esta operação, os militares constataram que o condutor de um veículo, ao aperceber-se da presença da GNR, “adotou um comportamento suspeito, diminuindo a marcha da viatura de forma drástica”.

Foi, por isso, dada ordem de paragem ao veículo, tendo a GNR identificado, no seu interior, panfletos “vulgarmente utilizados para acondicionar doses de produto estupefaciente, bem como vários maços de tabaco, todos eles inviolados e selados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)”. Dentro da viatura encontravam-se ainda raspadinhas emitidas pela Santa Casa da Misericórdia.

A ação policial culminou, assim, com a apreensão de: 93 maços de tabaco; 129 raspadinhas; 42 isqueiros; oito doses de heroína; quatro telemóveis; duas mochilas; dois jerricãs; um aspirador robô; uma misturadora de cimento elétrica; uma mala; e 145 euros em numerário.

O condutor da viatura, um jovem de 23 anos, foi detido pela prática do crime de desobediência, “uma vez que conduzia um veículo que estava apreendido por falta de seguro”.

O outro ocupante da viatura, um homem de 37 anos, foi constituído arguido pela “posse de material que se presume ter sido furtado, pois não conseguiu justificar a sua proveniência”.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Loulé.