Pelo menos 10 moçambicanos morreram e quatro estão internados na sequência de uma fuga de gás que fez 17 óbitos em Boksburg, nos arredores de Joanesburgo, na África do Sul, anunciou hoje fonte oficial.

“Neste momento há cerca de 10 moçambicanos [mortos] e quatro no hospital”, disse Eduardo Sitoe, líder da comunidade no assentamento informal de Angelo, onde ocorreu o incidente, citado pela Rádio Moçambique.

A fonte avançou que as autoridades locais prometeram ajudar na realização do funeral das vítimas, durante um encontro na quinta-feira.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, manifestou, na quinta-feira, a sua “profunda tristeza” pela perda de 17 “vidas inocentes”, pedindo uma investigação do acidente.

As autoridades sul-africanas atualizaram para 17 o número de pessoas mortas, depois de uma pessoa que morreu no hospital, incluindo três crianças, havendo ainda 11 pessoas internadas.

“Posso confirmar que houve envenenamento por gás. Foi encontrada uma botija de óxido nitroso no local”, afirmou William Ntladi, porta-voz dos Serviços de Gestão de Catástrofes e Emergências da Cidade de Ekurhuleni, município de que Boksburg faz parte, em declarações divulgadas pelos meios de comunicação social locais.

Segundo a comunicação social local, as vítimas poderão ser mineiros irregulares que utilizam óxido de nitrato para extrair ouro das jazidas da zona.