Vídeos de funcionários a arrumarem tendas na Avenida Almirante Reis geraram muitas críticas contra a autarquia e o tratamento de pessoas mais vulneráveis,

A Câmara Municipal de Lisboa afastou as críticas contra uma alegada limpeza de tendas e pertences de pessoas em situação de sem abrigo, que emergiram na quinta-feira nas redes sociais, garantindo que a ação captada não era uma “limpeza” e que as pessoas não foram obrigadas a abandonar o local.

Fonte da autarquia liderada por Carlos Moedas explicou que a operação era uma ação “regular”, integrada no plano de ação municipal para pessoas em situação sem abrigo, e esclareceu também que esta ação nada tem a ver com a Jornada Mundial da Juventude.

Estas iniciativas, que também incluem a junta de freguesia de Arroios, incluem visitas a locais, como a Avenida Almirante Reis, o local onde foram captadas as imagens, para oferecer soluções às pessoas, nomeadamente oferecendo-lhes um espaço para dormir, higiene, alimentação, entre outras coisas

Quanto à suposta “limpeza” das tendas, estas continuam no local e foram afastadas para ser efetuada a limpeza da via pública – sendo que a Câmara garante que não foram retirados pertences a ninguém.

Apesar da justificação da Câmara Municipal de Lisboa, a verdade é que a autarquia foi novamente alvo de intensas críticas devido ao vídeo em causa – que gerou reações nas redes sociais – e também por parte de representantes partidários. A partilha dos vídeos coincidiu com a publicação de uma reportagem da agência Reuters, que deu conta das queixas da população sem-abrigo de Lisboa sobre o tratamento oferecido pela autarquia.

A página de Twitter que partilhou as imagens originais acusou Carlos Moedas de ter uma “política de ‘limpeza da cidade'”, e acusou a ação de ser “desumana”, associando-a à visita do Papa a Portugal e à Jornada Mundial da Juventude.

As imagens e notícias recentes foram também comentadas pelo vereador comunista e ex-candidato presidencial, João Ferreira, que acusou Carlos Moedas de beneficiar as pessoas mais ricas, em detrimento das camadas mais vulneráveis.

“A atuação de Moedas em relação às pessoas em situação de sem abrigo é coerente com a marca de classe da sua gestão. Afinal, no seu mandato oferecerá em benesses fiscais aos mais ricos da cidade mais do que se propõe gastar na reabilitação dos (66) bairros municipais da cidade”, afirmou o dirigente do Partido Comunista Português, que deixou ainda outro comentário a dizer que “Moedas não entregou uma casa que tivesse sido construída por sua decisão”. “E por este andar, não tenho por certo que o venha a fazer algum dia”, concluiu.