Human Power Hub celebra 5 anos com planos de expansão

Centro de Inovação Social de Braga reforça compromisso com a transformação social

O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga – celebrou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o seu 5.º aniversário, assinalando um percurso de impacto no empreendedorismo e inovação social.

Mais do que um balanço, a comemoração serviu para projetar os próximos três anos, que trarão um alargamento territorial às entidades da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e um reforço do financiamento dedicado à transformação social.

Na sessão, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou o papel do HPH como agente de mudança. “Este é um projeto que cria estímulos para desenvolver respostas inovadoras e fornecer recursos essenciais para a sua implementação”, afirmou. O autarca celebrou ainda a parceria estabelecida com a Fundação ‘la Caixa’, consolidada com a assinatura de um protocolo.

Expansão e financiamento reforçado

Com um financiamento total de 580 mil euros para os próximos anos – 80% proveniente do Programa de Inovação Social – o HPH contará com o apoio do Município de Braga e da Fundação ‘la Caixa’, que juntos contribuirão com 240 mil euros.

Este investimento será aplicado na premiação de organizações sociais e associações promotoras de inovação social, permitindo que projetos ganhem escala e sejam implementados no território da CIM do Cávado.

Durante a celebração, foi ainda apresentada a Comunidade de Prática de Inovação e Empreendedorismo Social de Braga, uma rede colaborativa que visa fortalecer parcerias, incentivar boas práticas e impulsionar novas iniciativas.

Nos seus cinco anos de existência, o HPH alcançou números expressivos:
18 programas de aceleração
136 projetos apoiados
Mais de 250 pessoas capacitadas
650 horas de formação e 225 horas de consultoria especializada
715 mil euros canalizados para inovação social

Com a expansão e os novos apoios financeiros, o HPH reafirma o seu compromisso em criar soluções para desafios sociais, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.